Estado Econômico

Programa voltado para exportação será lançado

Programa objetiva qualificar empresas maranhenses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(exportador)

Com vistas a que as empresas maranhenses possam modular seus negócios e ganhar mais competitividade para se inserir no mercado internacional, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançará o Programa de Qualificação para a Exportação - PEIEX, na terça-feira (17), às 10h, no auditório da Federação do Comércio do Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio),no Renascença II.

O programa é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fapema, com o Governo Federal - via Agência Brasileira de Programação para Exportação e Atração de Investimentos (Apex Brasil). O PEIEX tem como objetivo qualificar empresas maranhenses com potencial exportador.

No estado, o programa está em execução e possui diversas empresas vinculadas que recebem capacitação gratuita de mentores especialistas em comércio exterior e negócios.

Participarão do evento, representantes da Fapema, da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Secretaria Extraordinária de Programa Especiais (Sepe), Fecomércio/MA, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vice-Governadoria e da Apex.

Durante o lançamento do programa, haverá exposição, no hall do auditório da Fecomércio/MA, de produtos de empresas maranhenses; painel com a abordagem da temática “Mercados Internacionais, Estratégias de Exportação e Oportunidades para as empresas do Maranhão” e apresentação de cases de
sucesso PEIEX São Luís.

Renegociação de dívidas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís é uma das entidades participantes da 6ª Semana de Renegociação de Dívidas, realizada pelo Procon, no Shopping da Ilha, no período de 17 a 21 de março.
O objetivo do evento é proporcionar condições às pessoas inadimplentes para quitarem suas dívidas diretamente com as empresas credoras.
A CDL São Luís terá um estande para disponibilizar gratuitamente consultas ao banco de dados do SPC Brasil a todos que quiserem fazer a consulta.

Crise do estado de Direito

Como parte das ações programadas para celebrar seus 30 anos de criação, a serem completados em abril, a Universidade Ceuma receberá dia 20 deste mês o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, onde ministrará palestra sobre “A crise do estado de Direito do século XXI”.
O evento, que será aberto ao público, no salão nobre da Biblioteca José Sarney, no Campus Renascença, às 18h30, durante a aula inaugural da pós-graduação em Ciências Criminais.

Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março (neste domingo), ainda não tem o apelo das tradicionais datas comemorativas que movimentam o comércio, mas pode se tornar uma data com esta finalidade se houver incentivos para chamar a atenção do consumidor.
É o que constatou a Boa Vista em uma pesquisa com cerca de mil entrevistados. Especificamente sobre a relevância desse dia como fomento ao consumo, 44% disseram sentir-se incentivados a fazer compras na data.

Rally da Safra no Matopiba

A Equipe 8 do Rally da Safra se prepara para avaliar as lavouras de soja na região do Matopiba, de 22 a 28 deste mês. Segundo o roteiro, no dia 26, os técnicos estarão na região de Balsas, Sul do Maranhão.
O trabalho dos técnicos do Rally da Safra abrange avaliar as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.

Sesc Mais Educação

O varejo é uma das áreas mais competitivas e desafiadoras do mercado. O profissional desse ramo deve estar preparado para lidar com os mais variados perfis de clientes, necessitando, pois, desenvolver habilidades específicas.
E é focado no aperfeiçoamento desses trabalhadores que o Sesc está promovendo o curso de Dicção, Persuasão e Oratória, de 13 a 17 de abril, no Sesc Deodoro

Frase

“A reforma tributária é uma necessidade de extrema urgência e atenção, para trazer segurança jurídica aos investidores"

Caroline de Souza
Sócia tributarista da Aitax Consultoria

Varejo

Rede Assaí está chegando
A rede Assai Atacadista já está com outdoors espalhados pela cidade anunciando para breve a inauguração de sua primeira loja em São Luís, na avenida Guajajaras, no São Cristovão. Outra unidade também está em contrução na avenida São Luis Rei de França, no Turu.

Portabilidade da conta de luz
O Brasil pode ganhar quase 430 mil novos empregos por ano com a reforma do setor elétrico - a partir da aprovação do projeto da portabilidade da conta de luz (PLS 232/2016) -segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Estímulo à economia
A Caixa anunciou a criação de medidas de estímulo à economia do país, com o objetivo de reduzir os impactos do coronavírus. Com essa iniciativa, serão disponibilizados R$ 75 bilhões para capital de giro de pequenas e médias empresas, compra de carteiras e financiamento à produção agrícola. A ação faz parte do pacote de medidas anunciado pelo Governo Federal. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, enfatizou a capacidade financeira do banco para apoiar o país diante do cenário atual. “A Caixa hoje é o banco com o maior índice de capitalização, o índice de Basileia, e com mais de R$ 300 bilhões em títulos públicos. Estamos preparados para emprestar”, finalizou.

Recuperação de crédito
O indicador de recuperação de crédito - obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista - registrou queda de 3,3% em fevereiro contra janeiro, já descontados os efeitos sazonais. No acumulado em 12 meses, o indicador recuou 2,2%.

Bandeira tarifária
A Aneel abriu Consulta Pública para debater redução nos valores das bandeiras tarifárias para o ciclo 2020/2021, com vigência a partir de 1º de junho deste ano. Pela proposta, as Bandeiras Amarela, Vermelha Patamar 1 e Vermelha Patamar 2 – terão seus valores reduzidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.