Balé

Maranhense é solista em noite de espetáculo comemorativo no Bolshoi Brasil

Neste domingo, às 20h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, Bruna Gaglionone sobe ao palco como a personagem principal do balé "Don-Quixote", primeira grande obra remontada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que completa 20 anos de existência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
A bailarina maranhense Bruna Gaglianone
A bailarina maranhense Bruna Gaglianone (Bruna Gaglianone)

São Luís - A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está completando 20 anos e uma programação especial acontece neste sábado e domingo, às 20h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Entre os espetáculos especiais, será apresentado, no domingo, a Grande Suíte do Balé “Don Quixote”, tendo como solista a bailarina maranhense Bruna Gaglianone, além do bailarino Erick Swolkin.

Mais de 100 alunos, bailarinos da Cia. Jovem e professores da Escola Bolshoi, sobem ao palco junto com os solistas convidados para encenar clássicos universais da dança, incluindo também “O Quebra-Nozes”. Os balés têm remontagem do mestre russo Vladimir Vasiliev, que é patrono-fundador da Escola Bolshoi.

Bruna Gaglianone, bailarina formada pela instituição em 2011 e atualmente contratada pelo Teatro Bolshoi de Moscou, sobe ao palco na personagem principal do balé “Don-Quixote”, primeira grande obra remontada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e que teve sua estreia em 2007. A narrativa se passa na Espanha e conta uma linda e engraçada história de amor. Kitri é noiva do insolente e nobre Gamache, com quem seu pai, Lorenzo, a obriga a se casar.

No entanto, o pobre barbeiro Basílio não mede esforços para que isso não aconteça e, juntos, Kitri e Basilio enfrentam uma longa jornada para viverem esse amor. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, eles se casam numa grande festa em Barcelona.

Por outro lado, o balé “O Quebra-Nozes”, que será apresentado neste sábado, teve sua estreia em novembro de 2014, na Escola Bolshoi. Os personagens da história ganham vida e movimento por meio da linguagem do balé clássico e o cenário, com projeção mapeada, completa essa temática, fazendo com que as imagens entrem em sintonia com a coreografia. O balé resgata em muitas pessoas o espírito sonhador e aventureiro de uma eterna criança, além de fazer uma viagem por vários lugares do mundo.

Única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, a Escola Bolshoi, ao longo de 20 anos, vem mostrando ao mundo os talentos lapidados que buscam na instituição a transformação de suas vidas. Prova disso, é que três dos quatro solistas convidados para dançar nos espetáculos que marcam o aniversário são ex-alunos, atualmente contratados em grandes teatros da Rússia, como é o caso da maranhense Bruna Gaglianone.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.