Eleição primária

Debate oferecerá a Biden e Sanders chance de sanar divisões

Biden e Sanders se enfrentarão no que pode ser o último debate da disputa pela indicação democrata

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Sanders e Biden se cumprimentam após debate em Charleston  , Ca
Sanders e Biden se cumprimentam após debate em Charleston , Ca (Candidatos)

WASHINGTON - Depois de todo o rancor da corrida presidencial democrata norte-americana, o favorito Joe Biden terá uma chance de fazer as pazes com o rival Bernie Sanders e seus apoiadores fervorosos no debate de domingo, uma tentativa de criar união no partido antes da batalha da eleição geral.

Biden e Sanders se enfrentarão no que pode ser o último debate da disputa pela indicação democrata. Biden supera Sanders em delegados depois de uma série de vitórias em primárias, e as votações da semana que vem podem colocar o ex-vice-presidente em uma rota quase irrefreável para a indicação.

Agora o político de centro pode estar em condição de tentar encontrar um meio termo com o social-democrata Sanders, uma manobra que poderia ajudá-lo a sanar as divisões entre moderados e progressistas, dizem correligionários veteranos.

“O debate de domingo poderia ser um passo importante para curar e fortalecer o partido”, opinou Hari Sevugan, que recentemente atuou como principal assessor do ex-pré-candidato presidencial Pete Buttigieg.

“Uma conversa calculada, respeitosa pode render muito”.O vencedor da disputa de primárias democratas enfrentará o presidente republicano Donald Trump na eleição de 3 de novembro.

Não se esperam conflitos de Biden com colegas democratas. A dúvida continua sendo se o beligerante Sanders, senador do Vermont, seguirá o exemplo ou continuará tentando apontar um contraste claro entre os dois postulantes.

Alguns democratas dizem que as tensões persistentes entre Sanders e Hillary Clinton, sua rival em 2016, influenciaram a derrota inesperada desta para Trump.

Depois de ser massacrado por Biden no Michigan e em outras primárias na terça-feira, Sanders pareceu sinalizar que está menos interessado em atacar Biden pessoalmente e mais inclinado a pressioná-lo a abordar temas como a cobertura de saúde universal, o acesso financeiro a universidades, a mudança climática e a pobreza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.