Editorial

A pandemia do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O mundo todo está em alerta em relação ao novo coronavírus. Não se fala em outra coisa e em suas consequências, pois o covid-19 está causando além de uma pandemia, ou seja, um gravíssimo problema de saúde pública, pânico nos mercados globais, afetando investimentos em bolsas de valores, fechando empresas e reduzindo a produção.

Um problema que o mundo tomou conhecimento no fim ano passado, originado na China, tendo como epicentro a cidade de Wuhan, metrópole com 11 milhões de habitantes, quando as autoridades chinesas de saúde notificaram casos misteriosos de pneumonia.

Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão do covid-19 para humanos. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre. O tipo de animal e forma como a doença foi transmitida ainda são desconhecidos. Uma hipótese é que o novo vírus esteja associado a animais marinhos. Entretanto, pelo menos duas pesquisas apontam outras possibilidades: uma delas cita a cobra e, outra, os morcegos.

O contágio ocorre a partir de pessoas infectadas. A doença pode se espalhar desde que alguém esteja a menos de dois metros de distância de uma pessoa contaminada pelo vírus. A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.

Alguns sintomas do covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de coronavírus como uma pandemia. O termo é utilizado quando uma epidemia - grande surto que afeta uma região - se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.

A China registrou até sexta-feira, 13, mais de 3.180 mortes do total das mais de 5 mil mortes em todo o mundo. Agora o epicentro da doença se instalou na Europa, sendo a Itália o país mais afetado, ultrapassando mais de 1.000 mortes dentre mais de 15 mil casos confirmados. Mas países como França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Bélgica são exemplos de locais para onde o covid-19 se espalhou.

A situação é tão alarmante que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência no país para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Os casos nos EUA superaram os 1.800 e o número de mortos subiu para 41.

O Brasil também é um dos países afetados pelo novo coronavírus, tendo registrado até 15h45 de sexta-feira, 13, um total de 98 casos confirmados. Até então haviam sido confirmados 1.485 casos suspeitos, sendo 1.344 descartados, situando-se nessa condição de negativo para o covid-19 o presidente Jair Bolsonoro.

Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.