Editorial

Sobre o coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O pânico está instalado no mundo com a disseminação do novo coronavírus por todos os continentes. Depois de causar milhares de mortes no hemisfério norte, o vírus agora desbrava o hemisfério sul. Na Europa, a Itália é o país mais abalado por causa do novo vírus. Considerada um país velho, cujos habitantes têm em sua maioria idade superior a 50 anos, a Itália já teve grandes baixas, por ser essa a faixa etária mais prejudicada pela doença. Eram quase 900 mortos e quase mil internações em UTI. Até quarta-feira eram 10.590 casos confirmados da doença naquele país europeu. Numa tentativa de conter o vírus, o governo italiano já restringiu deslocamentos no país, suspendeu eventos esportivos e reuniões públicas. Aulas escolares e nas universidades também foram paralisadas, assim como atividades em ambientes públicos como museus, teatros e cinemas.

A pandemia - quando uma doença se espalha por diversos continentes com transmissão entre pessoas -, declarada pela Organização Mundial de Saúde. agência de saúde da ONU na quarta-feira, fez com que os Estados Unidos bloqueassem todas as viagens à Europa. Nos Estados Unidos já foram confirmados mil casos da doença e 31 mortes.

No Brasil, onde a doença começou a se alastrar há poucas semanas, o estado que registra o maior número de casos é São Paulo. No Rio de Janeiro, foi confirmado ontem o primeiro caso de transmissão local. Até ali, todos os casos registrados eram de pessoas que haviam voltado de outros países trazendo o vírus para o Brasil.

Na contramão da onda crescente da doença no mundo, a China, onde tudo começou, declarou o fim do pico do surto. Desde dezembro do ano passado até agora, os números de casos confirmados chegaram a quase 90 mil, com mais de 3.100 mortes naquele país.

Mais do que saber que o vírus está se espalhando e possivelmente estará na Ilha em algum momento - embora ainda não haja nenhum caso confirmado oficialmente pelas autoridades -, é importante saber como se precaver da contaminação. Trata-se de uma doença que causa infecção respiratória e seu contágio acontece pelo contato físico com as secreções do doente, expelidas durante a fala, espirros e tosse, por exemplo.

Para evitar o contágio o melhor ainda é se manter afastado, utilizar álcool a 70% em gel nas mãos e lavá-las sempre com água e sabão.

Infelizmente, muitas pessoas aproveitam o pânico para espalhar notícias mentirosas, que apenas prejudicam e atrapalham o esclarecimento sobre o coronavírus. É importante que, antes de usar um elixir mirabolante ou desesperar-se ao ver qualquer notícia sobre a doença, cheque-se se realmente trata-se de algo verdadeiro e o site principal para verificar a veracidade se é o do Ministério da Saúde (saude.gov.br). Não acredite em todas as notícias e ofertas enviadas pelas redes. Sempre há um engraçadinho que no fundo não sabe o mal que está fazendo em espalhar mentiras. No mais, evitem aglomerações, mantenham-se hidratados, se alimentem bem para garantir alta imunidade e cuidem dos mais velhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.