Livro

Médicos e imortais

Livro destaca a trajetória de 10 personalidades maranhenses que dedicaram suas vidas à medicina e também à literatura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Capa do livro “Imortais da Medicina Maranhense”
Capa do livro “Imortais da Medicina Maranhense” (capa livro AML medicina)

São Luís - A biografia dos médicos membros da Academia Maranhense de Letras está reunida no livro “Imortais da Medicina Maranhense”, que traz a lume a trajetória de 19 personalidades da história do estado que atuaram de forma efetiva em ambos os campos do conhecimento humano, a saber a ciência e a literatura. A publicação sai com os selos da Universidade Ceuma, Academia Maranhense de Letras e Viegas Editora.

O livro “Imortais da Medicina Maranhense” foi organizado por João Melo e Sousa Bentivi, Zefinha Bentivi, Cândida Helena Lopes Alves, Daiane Rose Cunha Bentivi, Janaína Oliveira Bentivi, Salomão de Jesus dos Santos. Os autores foram os alunos do curso de Medicina da Universidade Ceuma, totalizando 51 pesquisadores que tiveram como fonte, principalmente, o acervo da biblioteca da Academia Maranhense de Letras.

O trabalho resgata a vida e obra de Achilles Lisboa, Alfredo Bacelar, Raimundo Santiago, Antonio Henriques Leal, Bacelar Portela, Álvaro Serra, Cesar Augusto Marques, Fernando Ribamar Viana, João Mohana, Joaquim Gomes de Sousa, Justo Jansen, José de Almeida Nunes, Natalino Salgado, Nina Rodrigues, Odilon Soares, Odorico Amaral de Matos, Pedro Braga, Pedro Neiva de Santana, Salomão Fiquene.

“A obra fala de 19 médicos, dispostos em 16 trabalhos, tarefa impossível para duas mãos solitárias”, frisa João Bentivi, que, entre outras coisas, é professor-fundador do curso de Medicina da Universidade Ceuma. Em texto de introdução da obra, o professor destaca que o livro nasceu de um sonho e da necessidade de registrar a história, em especial a da Medicina no Maranhão. “A preocupação básica é a certeza de que a história do Maranhão, caminhando para 500 anos, não está bem contada. Quando essa ideia refere-se à Medicina, a lacuna é maior. Daí nasceu a ideia de abrir uma pequena janela na história”, escreve ele.

Registro

A iniciativa é louvada pelo ex-presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, que, na ocasião dos trabalhos, ainda estava à frente da instituição. Ele conta que tão logo foi consultado por João Bentivi, abriu as portas e o acervo da instituição para que os alunos pudessem realizar suas pesquisas. “O projeto se respaldava numa vasta pesquisa sobre a vida dos médicos que, além da profissão, se dedicaram à atividade literária e fizeram parte da Academia Maranhense de Letras, como patronos, fundadores ou membros”, pontua Benedito Buzar.

O intelectual destaca, ainda, a importância da obra por compilar, em um único volume, a trajetória destas personalidades, se constituindo em uma rica fonte de pesquisa para alunos, professores e interessados no tema em geral.

Ainda não há data para o lançamento de “Imortais da Medicina Maranhense”, mas alguns exemplares foram distribuídos a bibliotecas e podem ser consultados por interessados em conhecer mais sobre a vida e obra destes vultos da intelectualidade maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.