LBF 2020

Com portões fechados, Sampaio Basquete estreia na LBF

Atual campeã, a Bolívia Querida vai enfrentar o Sesi, nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Sampaio Basquete tem mandado seus jogos na Liga de Basquete Feminino (LBF) no Ginásio Costa Rodrigues desde o desabamento no Castelinho
Sampaio Basquete tem mandado seus jogos na Liga de Basquete Feminino (LBF) no Ginásio Costa Rodrigues desde o desabamento no Castelinho (Ginásio Costa Rodrigues)

SÃO LUÍS - O atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) faz sua estreia na edição deste ano da competição nacional. O Sampaio Basquete enfrenta, nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Ginásio Costa Rodrigues (no centro de São Luís) a equipe do Sesi/Araraquara, pela primeira rodada do certame. Depois de vencer na temporada passada, o time maranhense busca o tricampeonato, desta vez sobre o comando do técnico francês Virgil Lopez, que tem passagem pelo clube em 2018. A forma de disputa deste ano, aprovada em reunião com representantes das agremiações, será a mesma das últimas temporadas. Por conta do casos crescentes de Coronavírus no Brasil, a organização da LBF resolver proibir a entra de de torcedores em todos os confrontos da competição, portanto, a partida desta sexta na capital será com os portões fechados. A liga, inclusive, divulgou uma nota oficial.

Em busca de um lugar entre os maiores vencedores da LBF, o Sampaio Basquete busca sua terceira taça na competição. A Bolívia Querida venceu em 2019 e na temporada 2015/2016. O time com mais títulos da primeira década da Liga, no entanto, é a extinta equipe de Americana-SP, campeã por quatro ocasiões. Nenhuma outra equipe venceu mais de uma vez a LBF.

Para este ano, a diretoria do Tubarão anunciou o retorno do técnico francês Virgil Lopez, 43 anos, que havia comandado a equipe em 2018. O comandante assume segue como integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira feminina de basquete. Lopez é campeão pelo Tubarão na temporada 2015/2016 da LBF, como auxiliar da treinadora Lisdeivi Pompa. Ele retorna a São Luís para substituir o treinador argentino Cristian Santander. Em 2018, o francês teve 18 vitórias, em 26 partidas e 69,2% de aproveitamento na Bolívia Querida, quando o time foi vice-campeão.

Além do retorno de Virgil Lopez, a diretoria do Sampaio Basquete trouxe alguns reforços e conseguiu manter suas principais jogadoras. Para esta temporada, foram confirmadas a argentina Melisa Paola Gretter, assim como a pivô Érika, as alas Tainá Paixão, Raphaella Monteiro e Gabi Guimarães. Também assinaram com o Tricolor a pivô Gilmara e a lateral Isabela Ramona.
A temporada 2020 da LBF começou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na abertura, o Ituano foi superado em casa pelo Santo André, por 71x73. Na noite de ontem, Vera Cruz e Pró-Esporte jogaram, mas até o fechamento essa partida não havia sido encerrada.

Regulamento da LBF

Todas as se enfrentam em turno e returno na primeira fase. Nas quartas de final, serão quatro confrontos em séries melhores de três partidas (1º contra o 8º; 2º contra o 7º; 3º contra o 6º; e 4º contra o 5º), com vantagem de quadra para as equipes de melhor campanha. A fase seguinte, semifinal, também acontecerá entre três jogos, enquanto a grande decisão receberá cinco partidas para definir o campeão de 2020.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a Wilson como marca esportiva oficial.

NOTA OFICIAL DA LBF

A Liga de Basquete Feminino vem, através desta, comunicar que todos os jogos da LBF CAIXA 2020 agendados a partir do dia 13/03/2020 deverão ocorrer com os portões fechados e sem a presença de público nos ginásios. A LBF está monitorando diariamente as informações dos órgãos oficiais de saúde no Brasil sobre o avanço e status do COVID-19 (Coronavírus) e, visando preservar a saúde das atletas, comissões técnicas e público, adota esta medida. Qualquer alteração nesta determinação será comunicada imediatamente e solicitamos que todas as equipes participantes da LBF CAIXA 2020 compreendam o momento e adotem imediatamente esta deliberação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.