Atendimento

Corpo de Bombeiros tem demanda maior no período chuvoso

Solicitações são feitas via Ciops e o atendimento, por mês, chega em torno de 900 pedidos; efetivo foi reforçado pelo comando da corporação

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Atendimento do Corpo de Bombeiros é feito via Ciops, por meio do número 190; com chuvas ligações aumentaram
Atendimento do Corpo de Bombeiros é feito via Ciops, por meio do número 190; com chuvas ligações aumentaram (Ciops)

Com a intensidade do período chuvoso na Grande Ilha aumentou a quantidade de solicitações dos serviços da equipe do Corpo de Bombeiros Militar via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A demanda dos bombeiros é, em média, de 25 a 30 atendimentos por dia e mais de 900 mensais, sendo disponibilizado de forma diária três a quatro equipes. Cada uma delas é composta por seis integrantes. Desde o começo deste ano, o efetivo teve de ser reforçado para atender de imediato as solicitações, principalmente, provocadas pelas chuvas.

O major Lisboa, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, declarou que a demanda pelo serviço dos bombeiros aumentou nos últimos meses e, com as solicitações para serem atendidas de imediato, o efetivo teve de ser reforçado pelo comando da corporação. Os bairros como Fé em Deus, Vila Palmeira, Ponta d’Areia, além dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, são pontos onde estão ocorrendo o maior número de demandas.

Ainda segundo o major, somente no decorrer da noite de segunda-feira, 9, até 7h do dia seguinte, os bombeiros atenderam 10 solicitações provenientes da chuva. Um dos casos foi o desabamento de um prédio de quatro andares, localizado na Rua das Carmélias, no bairro Ponta d’Areia. O edifício estava abandonado. Os bombeiros realizaram uma varredura na área e não houve registro de pessoas feridas.

As outras ocorrências foram casos de inundações. Uma delas ocorreu na Portelinha, área da Ilhinha. Este local foi inundado devido a forte chuva, que caiu nesse dia, e a maré alta. Os moradores tiveram que abandonarem a sua residência e alojados em uma escola, localizada nessa região.

O major alertou que os transeuntes e condutores não devem progredirem em áreas alagadas devido o perigo. O ideal é procurar por um ponto onde proporciona segurança. “Não se sabe o que há debaixo da água, então, não é aconselhado andar em locais alagados. A probabilidade de ocorrer algum tipo de acidente é muito grande”, explicou Lisboa.

Ele ainda informou que, além das ocorrências provenientes de chuva, também os bombeiros têm feitos atendimentos na Ilha de capturas de animais silvestres, pré-hospitalar, colisões entre veículos, afogamentos e até mesmo de incêndio. “As equipes extras estão de pronto atendimento 24 horas e caso tenha a necessidade de imediato são enviadas ao local da ocorrência”, contou o major.

SAIBA MAIS

O Ciops engloba os serviços de atendimento prestados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência prestados pela Polícia Civil, Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística. Estas instituições envolvidas no atendimento de emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania em um mesmo local, por meio do telefone 190.
A integração das instituições possibilitam ao Ciops acompanhar o policial em ação, orientando os seus procedimentos, passando-lhes todas as informações de que necessitar, além de deslocar com rapidez e eficiência recursos especializados para apoio e suporte operacional.
É um órgão que funciona diuturnamente, em regime de plantões, com equipes de servidores especializados na prestação de um serviço de qualidade, como resposta ao reclamo da população em geral.
O Ciops está em operação desde o mês de agosto de 2004. Os operadores ou teleatendentes recebem a denúncia da comunidade, logo após, o despachante é comunicado e repassado para a viatura da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar ligada ao sistema.

NÚMEROS

30 atendimentos por dia realizados pelos bombeiros na Grande Ilha
900 atendimentos mensais realizados pelos bombeiros na Grande Ilha
10 solicitações no decorrer da noite de segunda-feira, 9, com temporal na Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.