Eleições 2020

Wellington sai em defesa de Rubens Jr. após críticas

Deputado utilizou a tribuna da Casa para solidarizar-se com o comunista, recentemente alvo de Duarte Júnior

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Na Assembleia, deputados se reversaram para criticar Duarte Júnior
Na Assembleia, deputados se reversaram para criticar Duarte Júnior (Assembleia Legislativa)

Um discurso do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) na Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, foi a senha para uma série de manifestações de parlamentares contra o recente ataque do também deputado Duarte Júnior, pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, ao secretário ao deputado federal e secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, pré-candidato do PCdoB.

Alvo de ataques por perfis falsos nas eleições de 2018 – segundo ele oriundos de um, hoje, assessor parlamentar de Duarte -, Wellington utilizou a tribuna da Casa para solidarizar-se com o comunista, recentemente alvo do republicano, que, em entrevista à TV Difusora, na segunda-feira, 9, disse, referindo-se a Rubens, que ele seria uma espécie de plano B do pai, o ex-deputado Rubens Pereira, porque este seria ficha suja.

“Estou usando este espaço para defender um membro do governo Flávio Dino, mesmo sendo de oposição. Sou de oposição e continuarei sendo, mas nesta manhã quero, com minha consciência republicana, manifestar solidariedade ao secretário Rubens Jr. e sua família”, disse Wellington.

Comentários

Após discurso do tucano, parlamentares de todos os campos políticos se revezaram em solidariedade ao secretário e seu pai. O deputado Dr. Yglésio (Pros), lembrou que Rubens sempre se posicionou de maneira corajosa em várias votações na Câmara Federal.

“Rubens enfrentou Temer, defendeu o povo do Maranhão. Lamento que Duarte Jr, que sempre pôde contar com os aconselhamentos de Rubens Pereira, tenha atacado de maneira vil e por conta de uma eleição, uma pessoa a quem ele sempre pediu apoio. Para mim, trata-se de comportamento de gente sem caráter e covarde mesmo”.
Já o deputado Roberto Costa (MDB), saudou o deputado Wellington que, mesmo sendo de oposição, reconheceu a injustiça cometida contra Rubens Jr. e seu pai.

“Fui colega de Rubens nesta casa e, mesmo com nossas diferenças políticas e, em vários momentos divergentes, ele sempre manteve o respeito nas nossas relações e com as nossas posições”, disse.
O deputado Antônio Pereira (DEM) destacou que, mesmo Rubens sendo adversário político de Wellington, uma vez que ambos são pré-candidatos a prefeito, manifestou ato de grandeza ao defendê-lo.

“Me sinto na obrigação de defender aqui Rubens e seu pai, Rubens Pereira, porque sou testemunha do caráter da família. Vi Rubens se candidatar a deputado pela primeira vez e, ao ser eleito, o pai renunciando ao mandato para que ele pudesse assumir e o vejo hoje como uma das grandes reservas técnicas deste Maranhão. Pelo que sei, Rubens pai não tem nenhum empecilho jurídico que o impeça de exercer cargo público”, ressaltou Antônio Pereira.

Para a deputada Helena Duailibe (Solidariedade), Rubens é um exemplo de correção política e de homem público que sacrificou a bem-sucedida condição de deputado federal para arcar com as muitas responsabilidades de gestor.

“Rubens, graças ao seu senso de responsabilidade, deixou a condição muito mais cômoda de parlamentar para assumir uma secretaria. Já fui secretária e sei que muitas vezes o gestor é obrigado a dizer muito mais não do que sim. Por ser digno, leal e competente, aceitou o convite do governador Flávio Dino, sem se preocupar com eventuais desgastes,” falou a deputada.

“Para subirmos, não é necessário pisarmos em ninguém, Rubens não merece ser caluniado dessa forma, por isso me senti na obrigação de dizer aqui que não concordo com injustiças porque injustiças doem muito”, completou a parlamentar.

Tucano denunciou perfil falso criado para atacá-lo

O discurso de solidariedade de Wellington do Curso a Rubens Júnior veio na esteira de uma séria denúncia feita por ele na segunda-feira, 9. Da tribuna da Assembleia, o tucano revelou que um assessor do deputado Duarte Júnior está sendo investigado pela Polícia Federal num inquérito que apura o uso de perfis falsos para atacá-lo nas eleições de 2018.

O parlamentar apresentou dados fornecidos pelo Facebook que ligariam Thiago Rios, assessor parlamentar do pré-candidato a prefeito republicano, e sua esposa, Christianne Portelada, ex-servidora do Procon, à criação de uma conta no Instagram para ridicularizá-lo.

Segundo ele, os dados foram fornecidos após uma ação eleitoral para a retirada do ar do perfil na rede social, ainda durante a campanha eleitoral de 2018.

“O registro que foi feito para produzir essas fake news nos trouxe uma revelação: o e-mail produzido, um tal de barbarella@vivacriações. E chegamos à autoria de duas pessoas: Christianne Pereira Portelada. Mas o estarrecedor é que quem estava criando os fake news é funcionário do Estado do Maranhão, é funcionário do governador Flávio Dino, e era lotada no órgão Procon, como chefe de assessoria de comunicação do Procon. Cargo comissionado, salário de mais de R$ 7 mil. A esposa e, pasmem, o marido [de Christianne Portelada, Thiago Rios], os dois lotados no Governo do Estado do Maranhão. Isso não é grave, é gravíssimo”, destacou Wellington ao apontar as nomeações de ambos no órgão estadual de defesa do consumidor.

O tucano apresentou, ainda, documentos que confirmam a nomeação de Rios no gabinete de Duarte após a exoneração do Procon-MA. “E porque que ele [Thiago Rios]não é mais funcionário do Procon? Porque ele foi exonerado do Procon. Ele é ex-funcionário do Procon, porque atualmente está no gabinete do deputado Duarte Júnior. Se essas ligações fazem algum sentido para os senhores, já está sendo investigado pela Polícia Federal também”, completou.
Procurados duas vezes pela reportagem de O Estado, nem Duarte Júnior, nem Thiago Rios comentaram o assunto.

Mais

Deputado evita comentar

Depois da denúncia do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), o colega de parlamento, Duarte Júnior (Republicanos) preferiu o silêncio sobre a fake news publicada, segundo o o tucano, em computador do Procon por assessor parlamentar do republicano. Na ocasião da denúncia, Duarte Júnior se retirou do plenário da Assembleia Legislativa e não retornou mais esta semana para rebater fala de Wellington.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.