Cerimônia

Novo presidente da Academia Maranhense de Letras é empossado

Carlos Gaspar tem como um dos projetos atualizar o regimento da AML; ele substituiu Benedito Buzar, que deixou grande legado na Casa

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Carlos Gaspar e Benedito Buzar se cumprimentam na sede da AML
Carlos Gaspar e Benedito Buzar se cumprimentam na sede da AML (AML Carlos Gaspar / Benedito Buzar)

Ocupando a cadeira 26, Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar foi empossado presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 12, na Casa de Antônio Lobo, localizada na Rua da Paz, Centro de São Luís. Ele substituiu Benedito Buzar, que deixou o cargo após nove anos à frente da entidade. O evento contou com a participação de vários imortais, tendo sido marcado por discursos e agradecimentos.

A cerimônia começou por volta das 19h, quando a casa estava lotada, tanto de confrades como de seus familiares. Em seu discurso, Carlos Gaspar destacou que o desafio é grande, uma vez que a Academia Maranhense de Letras está passando por um processo de modernização, que é considerado natural. “A minha tarefa como escritor e administração é uma simbiose que contribui de forma significativa para o engrandecimento da instituição”, pontuou o novo presidente.

Um dos projetos de Carlos Gaspar, que é ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), inclusive, é modernizar e atualizar o regimento da AML. Para Benedito Buzar, o momento de sucessão representa mais um passo para o desenvolvimento da instituição. “Gaspar é uma grande pessoa, um autêntico escritor. Tenho certeza de que ele fará uma excelente gestão”, destacou o ex-presidente da Academia Maranhense de Letras.

Convém ressaltar que o vice-presidente da Academia Maranhense de Letras é Eliézer Moreira. A nova diretoria também é composta por Sebastião Moreira Duarte, como secretário geral; José Ewerton Neto, como primeiro secretário; Laura Amélia Damous, como segunda secretária; Joaquim Haikel, como primeiro tesoureiro, e José Neres, como segundo tesoureiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.