Autonomia

MDB nega conversas com o DEM e almeja projeto próprio para SL

as conversas entre representantes da cúpula emedebista e Roseana Sarney cessaram temporariamente; ideia é intensificar o diálogo nos próximos dias

Thiago Bastos/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Roseana Sarney continua sendo o nome do MDB para a disputa em SL
Roseana Sarney continua sendo o nome do MDB para a disputa em SL (Roseana Sarney)

Membros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) negam conversas preliminares com os Democratas (DEM) em prol do apoio ao projeto majoritário do deputado estadual, Neto Evangelista (DEM). Dirigentes mais experientes ainda tentam, internamente, viabilizar projeto próprio. Um dos nomes, o da ex-governadora Roseana Sarney, não respondeu às sondagens para que ela seja confirmada como pré-candidata pelo MDB.

Nos últimos dias, as conversas entre representantes da cúpula emedebista e Roseana Sarney cessaram temporariamente. A ideia é intensificar o diálogo nos próximos dias. Representantes do MDB não descartam uma espécie de “Plano B” e uma aliança para a capital maranhense com os democratas mas, neste momento, não é prioridade.

Em entrevista, o deputado estadual e pré-candidato Neto Evangelista fez um aceno ao MDB, ao admitir que uma aliança com a sigla seria positiva. “Ficarei muito honrado em receber o apoio do MDB”, disse.

A relação entre Neto Evangelista e o vice-presidente do MDB no Maranhão, Roberto Costa, é estreita, o que poderia facilitar um futuro acordo entre as legendas para São Luís.

Apesar disso, a O Estado, Costa negou qualquer início de diálogo com Evangelista. “Não há qualquer conversa com o DEM”, admitiu. Em contrapartida, o DEM por ora não confirma e nem desmente conversas com o MDB.

O Democratas negocia em outras frentes e prioriza a formalização dos acordos com o PTB e, principalmente, com o PSL, que por sua vez, também articula aliança com o PV em prol da pré-candidatura do deputado estadual Adriano Sarney (PV).

Uma estratégia que pode ser adotada pelo MDB é poupar o nome de Roseana Sarney, visando as eleições governamentais de 2022. Em 2016, ano da última majoritária na capital maranhense, o MDB lançou o então vereador, Fábio Câmara, como candidato próprio.
No entanto, Câmara terminou em quinto lugar no primeiro turno, com 19.045 votos válidos, sendo ultrapassado por Edivaldo Holanda Júnior (então no PTC), Eduardo Braide (então no PMN), Wellington do Curso (ainda no PP) e Eliziane Gama (então no PPS).

Relembre

A indicação prévia do nome de Roseana Sarney para a disputa na capital maranhense ocorreu formalmente em dezembro do ano passado, durante agenda nacional do MDB na cidade. Na ocasião, o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, ratificou a ideia do partido em lançar o nome da ex-governadora.

Roseana, ao ser questionada, se manifestou em tom neutro e disse que sua indicação depende do partido. Além de Roseana Sarney, outros nomes já foram defendidos, como o da ex-presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, do juiz Robert Veloso e o do ex-deputado federal Victor Mendes. No entanto, Roseana é considerada “Plano A” e nome de consenso.

PL quer fortalecer base de apoio com o PSL

O Partido Liberal (PL), que deixou em segundo plano uma aliança com o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) e decidiu partir para projeto autônomo com a indicação da pré-candidatura da deputada estadual Detinha (PL) ainda quer aglutinar novos partidos para o seu palanque.

Uma das legendas buscadas é o PSL, que negocia em outras frentes, como DEM e PV, por exemplo.

Segundo fontes internas no PL, as negociações estiveram mais avançadas, no entanto, a concorrência distanciou as duas siglas.
O PL já atraiu o Avante e, mais recentemente, recebeu de forma oficial o apoio do Patriota.

Os dois partidos tem comando direto do presidente estadual do PL e esposa de Detinha, deputado Josimar de Maranhãozinho.

O anúncio da pré-candidatura de Detinha é visto internamente como um "projeto particular" de Maranhãozinho.

O parlamentar não esconde sua pretensão de se lançar candidato ao Governo em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.