MV Stellar Banner

Iniciada operação para retirada de óleo de navio encalhado no MA

Manobra começou após a constatação de que as condições meteorológicas e oceanográficas favoreciam o procedimento

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Barco ALP Defender inicia retirada de óleo do navio sul-coreano
Barco ALP Defender inicia retirada de óleo do navio sul-coreano (navio encalhado)

Foi iniciada, na tarde desta quarta-feira, 11, a manobra de retirada de óleo do navio sul-coreano MV Stellar Banner, que está encalhado a 100 quilômetros de São Luís, na costa do Maranhão, desde o dia 24 de fevereiro passado, depois de ter saído do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. A operação começou por volta das 14h, de acordo com esclarecimentos da Marinha do Brasil (MB). O prazo estipulado para término da operação é de 10 dias, mas pode ser prorrogado, dependendo de algumas variáveis.

Segundo confirmado pela Marinha do Brasil, a manobra para retirada do combustível foi iniciada devido às condições meteocea­nográficas, que estavam favoráveis. Além disso, outro fator que levou o órgão a autorizar a operação foram as questões de segurança adequadas. A ação está sendo desenvolvida com o apoio dos navios OSV ALP Defender e OceanPact, bem como pelas equipes de Salvage.

O ALP Defender é holandês, pois a bandeira é dos Países Baixos. “Antes de começar a operação, foram realizados, com sucesso, testes nos mangotes e sistema de transferência”, informou a Marinha do Brasil.

Embarcações de ponta

Para a operação, de acordo com a empresa Polaris Shipping, proprietária do MV Stellar Banner, duas embarcações de ponta foram mobilizadas para a ação, que são o ALP Defender e HOS Brass Ring. Ambas estão equipadas com sistema de posicionamento dinâmico (DP), sistema de controle automático de posicionamento com uso de propulsores, que são constantemente ativados para a redução dos efeitos do mar, minimizando o risco de derramamento de óleo.

“Além disso, possuem capacidade de armazenamento substancial para receber o óleo combustível da MV Stellar Banner. O HOS Brass Ring possui um heliponto para transportar os suprimentos e equipamentos necessários da operação de maneira rápida”, frisou a empresa em nota.

Plano de Salvatagem

O procedimento de retirada do óleo, coordenado pela Marinha do Brasil (MB), estava marcado para ser realizado na terça-feira, 10, conforme previsão do órgão das Forças Armadas, mas a data foi remarcada para quinta-feira, 13. No entanto, foi logo iniciada nesta quarta-feira. Convém ressaltar que, dentro da embarcação, há quase 300 mil toneladas de minério de ferro, que seriam enviados à China, no continente asiático.

De acordo com a Marinha do Brasil, o Plano de Remoção do Óleo foi recebido no último dia 8 de março, mas foi aprovado no dia seguinte. A operação, no entanto, não aconteceu devido às condições meteoceanográficas do local do encalhe. Nesse intervalo, houve diversas reuniões com os órgãos envolvidos. A última, que foi a décima terceira, foi realizada na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), em São Luís, na segunda-feira, 9.

Participaram desse encontro, além da Marinha do Brasil, a Vale, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Polícia Federal (PF) e Agentes Marítimos. Um detalhe importante é que a operação envolve muitas equipes, incluindo 255 militares da Marinha. No local, atuam no encalhe cinco rebocadores (sendo três dotados com materiais para combate à poluição por óleo), um drone com câmera térmica, um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo.

O navio sul-coreano possui uma área afetada pela avaria na proa, que é de aproximadamente 25 metros. Acima dessa parte, fica o porão de carga, onde está o minério de ferro, outra preocupação dos órgãos envolvidos devido ao risco de entrar em contato com a água do mar, o que deve contaminá-lo. A área foi detectada nas operações de mergulho pela equipe, composta por seis profissionais. Essas pessoas estão sendo auxiliadas por robôs subaquáticos.

O incidente

De acordo com informações da Vale, os 20 tripulantes do navio MV Stellar Banner foram evacuados, por medida de precaução, na noite do dia 24 de fevereiro, data do incidente. O comandante da tripulação adotou a manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís, segundo relatado pela mineradora. A embarcação foi construída em 2016 e está sendo operada pela empresa sul-coreana Polaris. O suporte técnico-operacional está sendo realizado por meio de rebocadores e navios da Petrobras.

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, a embarcação transportava minério de ferro. O problema na avaria ocorreu nas proximidades da boia n° 1, no cantal da Baía de São Marcos, a uma distância de 32 milhas do Farol de Santana. O incidente foi registrado por volta das 21h30 daquele dia. Equipes de mergulho da Marinha do Brasil estão fazendo os trabalhos de inspeção, para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.