Milícia digital?

PF apura denúncia sobre uso de fake por assessor da Assembleia

Publicação, que foi feita contra o deputado Wellington do Curso, em 2018, nas redes sociais, levou a investigação que já tem as identificações do local de publicação dos ataques contra o tucano

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Wellngton fez denúncia da tribuna da Assembleia Legislativa
Wellngton fez denúncia da tribuna da Assembleia Legislativa (Wellington )

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) afirmou nesta semana, em discurso na Assembleia Legislativa, que um assessor do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) está sendo investigado pela Polícia Federal num inquérito que apura o uso de perfis falsos para atacar o tucano nas eleições de 2018.

O parlamentar apresentou dados fornecidos pelo Facebook que ligariam Thiago Rios, assessor parlamentar do pré-candidato a prefeito republicano, e sua esposa, Christianne Pereira Portelada, ex-servidora do Procon, à criação de uma conta no Instagram para ridicularizá-lo.

Segundo ele, os dados foram fornecidos após uma ação eleitoral para a retirada do ar do perfil na rede social, ainda durante a campanha eleitoral de 2018.

“O registro que foi feito para produzir essas fake news nos trouxe uma revelação: o e-mail produzido, um tal de barbarella@vivacriações. E chegamos à autoria de duas pessoas: Christianne Pereira Portelada. Mas o estarrecedor é que quem estava criando os fake news é funcionário do Estado do Maranhão, é funcionário do governador Flávio Dino, e era lotada no órgão Procon, como chefe de assessoria de comunicação do Procon. Cargo comissionado, salário de mais de R$ 7 mil. A esposa e, pasmem, o marido [de Christianne Portelada, Thiago Rios], os dois lotados no Governo do Estado do Maranhão. Isso não é grave, é gravíssimo”, destacou Wellington ao apontar as nomeações de ambos no órgão estadual de defesa do consumidor.

O tucano apresentou, ainda, documentos que confirmam a nomeação de Rios no gabinete de Duarte após a exoneração do Procon-MA. “E porque que ele [Thiago Rios]não é mais funcionário do Procon? Porque ele foi exonerado do Procon. Ele é ex-funcionário do Procon, porque atualmente está no gabinete do deputado Duarte Júnior. Se essas ligações fazem algum sentido para os senhores, já está sendo investigado pela Polícia Federal também”, completou.
Procurados pela reportagem de O Estado, nem Duarte Júnior, nem Thiago Rios comentaram o assunto.

Inquérito

Ao pronunciar-se sobre o caso, Wellington apresentou dados fornecidos pelo Facebook após determinação judicial no âmbito de um inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o uso de perfis falsos em ataques ao deputado na campanha de 2018.

As informações acabaram apontando que o assessor do deputado estadual Duarte Júnior e a esposa dele, uma ex-assessora do Procon-MA, podem ter relação com a criação das contas.

Mais

Vazamentos

O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) se viu envolvido, nas últimas semanas, em denúncias de uso de fakes em sua campanha eleitoral daquele ano. Áudios atribuídos a ele, além de prints de grupos no aplicativo Telegram que teriam sido criados por sua assessoria, mostram o parlamentar supostamente exercendo poder sobre servidores do Procon-MA e apoiadores para que mobilizassem uma rede de perfis falsos a seu favor – atacando quem o criticava e exaltando suas ações. Os diálogos remetem às eleições de 2018. O deputado nega todas as acusações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.