Blocos exploratórios

Petrobras anuncia desinvestimento de duas concessões na bacia PA-MA

Estatal é a operadora dos blocos, com 100% de participação na concessão BM-PAMA-3 e 80% na BM-PAMA-8; desinvestimento será de até 50% na primeira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Localização das concessões que estão sendo colocadas à venda pela Petrobras na Bacia Pará-Maranhão
Localização das concessões que estão sendo colocadas à venda pela Petrobras na Bacia Pará-Maranhão (petrobras)

A Petrobras iniciou a fase vinculante da venda das concessões BM-PAMA-3 e BM-PAMA-8, na Bacia do Pará-Maranhão. Nessa etapa, os potenciais compradores classificados receberão carta-convite com instruções sobre o desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e envio das propostas vinculantes.

A estatal é a operadora dos blocos, com 100% de participação na concessão BM-PAMA-3 e 80% na BM-PAMA-8. O desinvestimento será de até 50% na primeira e até 40% na segunda. A Sinopec possui 20% de participação no BM-PAMA-8 e poderá exigir direito de preferência na compra.

A concessão BM-PAMA-3 está em fase de avaliação da descoberta de óleo feita no poço de Harpia (1-BRSA-903-PAS). Já a BM-PAMA-8, que compreende os blocos PAMA-M-192 e PAMA-M-194, está em seu segundo período exploratório.

Em 7 de janeiro de 2011, a Petrobras iniciou campanha de perfuração de poço pioneiro no bloco BM-PAMA-3, localizado em águas profundas. Para a atividade no prospecto chamado Harpia (1-BRSA-903-PAS), que abrange lâmina d’água de 2.067 metros, com 5.880 metros de profundidade, a Companhia investiu R$ 90 milhões. O trabalho foi realizado pela sonda semissubmersível SS-75 – Ocean Courage, com capacidade de perfurar em até 3.000 metros de lâmina d’água e profundidade de 12.000 metros.

Cinco meses após o início da perfuração, no dia 9 de junho, a Petrobras comunicou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que descobriu indícios de petróleo em uma das duas concessões em águas profundas que explora em associação com a chinesa Sinopec na Bacia Pará-Maranhão.

Durante visita da então presidente da República, Dilma Rousseff, à China, em abril de 2011, a Petrobras assinou um acordo pelo qual cedeu à Sinopec 20% de seus direitos nas concessões BM-PAMA-3 e BM-PAMA-8, ambas em águas profundas na bacia do Pará-Maranhão.

Mais

Sobre a Pará-Maranhão

A Bacia do Pará-Maranhão é uma bacia de Nova Fronteira localizada na porção norte da plataforma continental brasileira (Margem Equatorial), na costa dos estados do Pará e Maranhão. As atividades realizadas na bacia indicam a presença de óleo leve na região.

A concessão BM-PAMA-3 é proveniente da 3ª Rodada de Licitações da ANP e atualmente está na fase de Avaliação de Descoberta, em função da descoberta realizada no poço 1-BRSA-903-PAS (Harpia).

A concessão BM-PAMA-8, que compreende os blocos PAMA-M-192 e PAMA-M-194, foi adquirida na 6ª Rodada de Licitações da ANP. Atualmente, pertence ao consórcio formado pela Petrobras (operadora - 80%) e a Sinopec (20%) e se encontra no 2º Período Exploratório.

As concessões apresentam um reduzido compromisso exploratório com o potencial de comprovar significativos volumes e firmar posição em uma nova fronteira exploratória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.