COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
A JUÍZA Sara Gama tomou posse ontem pela manhã, no gabinete do presidente Joaquim Figueiredo, do TJMA, no cargo de Juíza Titular da Comarca de Paço do Lumiar. Sara Gama tem vasta experiência na magistratura do Estado, tendo atuado, inclusive, como juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal. Sara fez seu curso de Direito na UFMA, possui várias especializações e tem mestrado em Direito Público pela Universidade Portucalense. Na foto, Sara Gama com o desembargador Joaquim Figueiredo
A JUÍZA Sara Gama tomou posse ontem pela manhã, no gabinete do presidente Joaquim Figueiredo, do TJMA, no cargo de Juíza Titular da Comarca de Paço do Lumiar. Sara Gama tem vasta experiência na magistratura do Estado, tendo atuado, inclusive, como juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal. Sara fez seu curso de Direito na UFMA, possui várias especializações e tem mestrado em Direito Público pela Universidade Portucalense. Na foto, Sara Gama com o desembargador Joaquim Figueiredo
HENRIQUE Paim acompanhado pela reitora do Ceuma, Cristina Nitz, Fábio Braga e Sérgio Tavares – o primeiro, diretor Institucional, e o segundo, diretor de Serviços Administrativos do Grupo Educacional Ceuma
HENRIQUE Paim acompanhado pela reitora do Ceuma, Cristina Nitz, Fábio Braga e Sérgio Tavares – o primeiro, diretor Institucional, e o segundo, diretor de Serviços Administrativos do Grupo Educacional Ceuma

Ceuma 30 anos
Em abril, a Universidade Ceuma completará 30 anos. Para celebrar todas as conquistas alcançadas e todas as vidas transformadas por meio da formação no ensino superior ao longo de três décadas, o Ceuma realiza uma programação toda especial.
Este mês, a única universidade particular do Maranhão recebeu o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, que falou a gestores e coordenadores sobre os desafios da governança em educação.
No próximo dia 20, será a vez do ex-Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com o tema “A crise do estado de Direito do século XXI”. A palestra, que será aberta ao público, ocorrerá no salão nobre da Biblioteca José Sarney, no Campus Renascença, às 18h30, durante a aula inaugural da pós-graduação em Ciências Criminais.
A Universidade Ceuma dispõe de mais de 50 cursos de Graduação, entre Presencial e EAD, para formação em Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo.
Além disso, oferece cursos em todos os níveis da carreira acadêmica, das especializações na pós-graduação, passando pelo Mestrado até o Doutorado.

O outro lado
“O Outro Lado da Maçã” é o título do primeiro livro do jornalista, colunista social e blogueiro Evandro Júnior, do jornal O Estado.
Com 140 páginas, o romance biográfico é baseado na história da transexual maranhense Raíssa Martins Mendonça e será lançado
durante coquetel no dia 27 de março, às 19h, na Universidade Ceuma, no Renascença II.
O livro foi editado com o selo da Halley S.A. Gráfica e Editora e o projeto gráfico e a capa são assinados por Júlio Rodrigues Júnior.

O outro lado 2
Com apresentação do escritor José Fernandes, membro da Academia Ludovicense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), e orelhas assinadas pela publicitária Vânia Frazão, o livro revela a difícil e conturbada trajetória de vida da personagem principal, que enfrenta muitas dificuldades para driblar o preconceito da sociedade e chega, inclusive, a tentar a sorte no
exterior, em busca de sua felicidade.

O outro lado 3
Com onze capítulos, “O Outro Lado da Maçã” objetiva passar uma mensagem de superação e mostrar um exemplo de luta contra o
preconceito de gênero no Brasil.
O livro contém lances com conotação de denúncias, a exemplo do tráfico internacional de pessoas iludidas e transformadas em escravas sexuais.
Além disso, mostra a dificuldade de muitas famílias em lidar com a questão da transexualidade e o preconceito enfrentado por muitos
transexuais no ambiente familiar, no trabalho e até mesmo dentro das universidades.

O outro lado 4
Evandro Jr. ressalta que a maioria das pessoas ignora o fato de que a descoberta da sexualidade é parte de experiências pessoais e não tem necessariamente a ver com a reprodução de modelos.
“A ideologia de gênero é um termo empregado na Antropologia desde a década de 1950 e se refere a características sociais e culturais que compõem a personalidade subjetiva de homens e mulheres”.
“O termo gênero, portanto, não é sinônimo de sexo biológico. Promover a igualdade de gênero nada mais é do que garantir que meninos e meninas sejam livres para agir na escola da maneira como se sintam confortáveis, sem se preocupar em cumprir determinados papéis preestabelecidos”, diz o autor do livro.

O outro lado 5
Evandro Júnior é formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e há 20 anos integra a equipe de redatores do jornal O Estado.
No matutino, assina também a coluna Tapete Vermelho, posicionada dentro do Caderno PH Revista.
Comanda, ainda, o Blog do Evandro Júnior, hospedado no Portal Imirante.com.
Além disso, faz parte da equipe de editores do site da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. E é autor do livro infantojuvenil “O Casamento da Princesa Julie”, ainda inédito.

Corona, mas nem tanto
Voltando da Europa onde passou os últimos 20 dias entre Barcelona, Servilha e Valência, na Espanha, e Lisboa e outras cidades portuguesas, amigo do PH, que prefere não ter seu nome divulgado, diz nada ter notado de anormal por onde andou, apesar do corona. “Claro que as pessoas falam, tomam as precauções, mas querem saber mais do Brasil. Assim que cheguei a Lisboa, peguei uma gripe. Sem grilo. Eu não poderia ter levado corona do Brasil” - disse.

TRIVIAL VARIADO
Uma atleta da Ginástica Artística da Academia Viva Água está brilhando no Hemisfério Norte. Mariana Reis Lima foi vitoriosa no Campeonato Internacional Gymnix 2020.

Tem mais: o campeonato foi realizado em Montreal, no Canadá, no último dia 5 de março. Agora, ela se prepara para os próximos desafios.

As duas são, praticamente, da mesma geração dos anos 1960. E comemoram nova idade nesta quarta-feira. São elas: Thália
Campos e a historiadora Clores Holanda Silva.

A janela para os vereadores trocarem de partido sem perda de mandato terminará em 44 dias. Antes disso, as direções se mantêm
na trincheira. Não abrem detalhes sobre as campanhas, temendo vazamento de estratégias.

DE RELANCE
A Índia está na moda

De hoje até sexta-feira, o Jornal da Band exibe a série de reportagens especiais “Passagem para Índia”, que desvenda os segredos da nova Índia, a quinta maior economia do mundo. A reportagem mostra como o país asiático se transformou em uma potência tecnológica com empresas de ponta que investem cada vez mais na criação e uso de aplicativos. A região também se tornou referência em meios de pagamento eletrônico, um progresso que nasceu de uma crise econômica após a retirada de circulação de alguns tipos de notas.

A Índia está na moda 2
As reportagens revelam ainda que empresários e profissionais brasileiros estão de olho no país que em 2030 será o mais populoso do mundo, com 1 bilhão e meio de pessoas. Tudo isso sem deixar de ser uma nação mística e com locais mágicos como o Jaipur, conhecido como a cidade rosa. A série especial “Passagem para Índia” será exibida nos dias 11, 12 e 13 de março, a partir das 19h20, no Jornal da Band.

Mercados Inteligentes
“Mercados Inteligentes: Os Desafios de Saber Encantar” será o tema da aula inaugural da Faculdade de Negócios Faene para a nova turma de Gestão Comercial e Mercados Inteligentes. O evento acontecerá no dia 17 de março, às 19h, no auditório da instituição. A aula será comandada pelos professores Ricardo Carreira e Elaine Raulino. Aliás, a instituição receberá, direto da Bahia, o professor mestre em Economia, da Universidade Federal da Bahia, Antônio Carvalho, que ministrará, de 26 a 28 de março, módulo sobre Avaliação de Investimento e Viabilidade de Negócios para turma dos MBAs em Auditoria.

Liderança Feminina
Em alusão aos dias internacional, municipal e nacional da Mulher, comemorado, respectivamente, em 8, 19 e 30 de março, a Procuradoria da Mulher da Assembleia e a Escola do Legislativo promoveram, ontem, palestra com o tema “Liderança Feminina e Comunicação Assertiva”, voltada para as servidoras da Casa. Na palestra, Karina Muniz, psicóloga e multiplicadora do “Elas Podem”, maior programa de capacitação de mulheres do Brasil, discorreu sobre a temática, enfatizando que todas as mulheres podem ser o que decidirem ser.

Nem Lula pode negar
A Lava-Jato já recuperou para os cofres públicos R$ 4 bilhões, dinheiro devolvido ou retomado pela força de lei. Pouco se fala nisso de uns tempos para cá, mas o valor é assustador. E nos leva a uma pergunta: como é possível que Lula e muitos de seus aliados, petistas e de outros partidos, insistam na tese de que nada houve no Brasil ou de que nada sabiam? É como ter um elefante no quarto e dizer que nem notou. Os R$ 4 bilhões são apenas os valores recuperados. A roubalheira na Petrobras e na relação podre entre governo e empresas alcança, comprovadamente, muito mais do que isso. E ainda tem gente condenada e presa que se sente injustiçada.

É muita cara de pau
O problema atual da Lava-Jato é que seus protagonistas ficaram maiores do que ela. A começar pelo juiz Sergio Moro, passando
por procuradores e por outros agentes públicos que, antes, eram meio e não fim em si mesmos. Quatro bilhões de reais é a ponta do iceberg. Uma ponta visível o suficiente para nos ensinar que devemos estar atentos à fiscalização do que os governos fazem com o nosso dinheiro, em vez de ficar batendo boca sobre quem tem razão, muitas vezes sem saber direito sobre o quê.

Epidemia da internet
Na tentativa de tranquilizar os brasileiros diante do avanço do coronavírus, o vice-presidente Hamilton Mourão disse anteontem que o “pânico” da população não condiz com a realidade: “Não está muito bem, mas é uma questão transitória, a gente sabe que essa é a primeira epidemia da internet, por isso existe um pânico que não é compatível com a realidade, apesar de ter havido mortes”.

Epidemia da internet 2
As declarações são preocupantes, porque podem passar a ideia de que o Planalto está subestimando um problema que levou o governo da rica Itália a colocar todo o país em quarentena. O vírus, que já matou cerca de 4 mil pessoas, paralisou a China, segunda maior economia do mundo, com reflexos em todo o planeta. No Brasil, com 30 casos confirmados e nenhuma morte, os números ainda não são alarmantes, mas nenhum dos infectados é pacientes do SUS. Se os casos se multiplicarem entre a população pobre, como garantir a prevenção e o atendimento?

Para escrever na pedra:
“Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a
dois, antes, é necessário ser um.” Do poeta Fernando Pessoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.