Livro/lançamento

Narrativas sobre o Cajueiro

Professor Saulo Arcangeli lança hoje, às 18h, no Sindicato dos Bancários, o livro "Cajueiro: a luta de uma comunidade pelo direito de existir"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Saulo Arcangeli lança livro hoje, às 18h
Saulo Arcangeli lança livro hoje, às 18h (Saulo Arcangeli)

SÃO LUÍS- O livro “Cajueiro: a luta de uma comunidade pelo direito de existir”, do professor Saulo Costa Arcangeli, será lançado hoje, às 18h, na sede do Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, Centro).
Publicado pela editora Sundermann, a obra é fruto da dissertação do autor e recebeu o “Prêmio Uema de Teses, dissertações, oferecido pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da universidade estadual do maranhão, em 2018.

O estudo aborda as relações de conflito entre os trabalhadores da Comunidade do Cajueiro e a empresa TUP São Luís (antiga WPR), que pretende construir um porto privado na região, em parceria com a empresa chinesa CCCC, sócia majoritária do empreendimento. Tem como objetivos principais esclarecer as narrativas em torno da perspectiva de implantação do porto, inclusive, a forte intervenção estatal em favor das empresas e a luta da comunidade para manter seu território e modo de vida tradicional. Segundo o pesquisador, ele acompanha a questão desde 2014, enquanto militante dos Direitos Humanos, daí surgiu a ideia de realizar uma pesquisa no âmbito acadêmico acerca do tema.

Na dissertação apresentada ao programa de Desenvolvimento Socioespacial e Regional, o pesquisador mostra outros projetos desenvolvimentistas que impactaram a comunidade, mas foca a pesquisa sobre o contexto histórico dos últimos seis anos, relatando as manifestações de resistência da comunidade, as negociações frustradas e intervenções jurídicas por meio do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, acerca da preservação da titulação de propriedade.
A pesquisa perpassa a questão social, cultural e também a posição estatal diante do impasse sobre o tema.

Sobre o autor
Saulo Costa Arcangeli é professor da Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela mesma Universidade, Servidor Público, Conselheiro eleito do CONCID (Conselho da Cidade de São Luís-MA) atual Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – Sintrajufe/MA, militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU e membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular CSP Conlutas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.