Exposição

Arte e crítica em exposição

Exposição "Nós outras", com curadoria da artista plástica Marlene Barros, está em cartaz na Galeria Antonio Almeida do Palacete Gentil Braga, na Rua Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Uma das telas da exposição
Uma das telas da exposição (Exposição )

São Luís - Uma crítica com arte e criatividade à situação em que as mulheres são representadas nos dias atuais diante da sociedade. É esse o viés da exposição “Nós outras”, em cartaz na Galeria Antonio Almeida do Palacete Gentil Braga (Rua Grande). A exposição reúne trabalhos das artistas visuais Ana Borges, Ana Louisa Lobo, Betânia Pinheiro, Graça Soares, Marlene Barros, Taís Jeburt, Rosilan Garrido, Romana Maria e Telma Lopes. A curadoria é de Marlene Barros.

Segundo Marlene Barros, a mostra reúne o trabalho de um grupo de mulheres que canalizam por meio da arte uma luta constante por respeito e igualdade num mundo de competição e luta por poder e fama. “Elas encontram força umas nas outras, para resistir e transformar antigos paradigmas e crenças obsoletas sobre seus sexos, corpos, ideias, onde as tentativas de ocultar a voz da mulher potencializam as suas vontades de construir novos pilares da liberdade humana”, disse Marlene Barros

A orientação conceitual da exposição é o corpo feminino e seu desdobramento simbólico, tratando de questões relativas à violência, ao erotismo, à maternidade e a todo tipo de sentimentos que já fazem parte da própria natureza da mulher, já que é também por meio desse corpo que os desejos femininos se manifestam é ele também que sofre e fica marcado pela violência. “O título da mostra é uma crítica a situação atual em que a mulher é colocada diante da sociedade em que vivemos”, afirma Marlene Barros.

Segundo diagnósticos da filósofa Simone Beauvoir, as relações entre homens e mulheres estariam enredadas, por má fé, a uma relação de submissão e dominação dos homens, que veem a mulher e a querem como um objeto. A mulher não é definida em si mesma, mas em relação ao homem e é por meio do olhar dele que ela é confinada a um papel de submissão.

“E é este olhar que a categoriza como sendo o outro, uma categoria que se funda na mitologia e está presente desde as sociedades mais primitivas, nos levando a crer que a diferença sexual já nasce como uma forma de secundarizar o feminino e confirmar a lógica de que o feminino se define tomando o masculino como padrão”, observa a artista visual Ana Borges.

“Simone Beauvoir considera pejorativa a classificação da mulher como, o Outro. A mulher determina-se e diferencia-se em relação ao homem, e não este em relação a ela; a fêmea é o inessencial perante o essencial. O homem é o Sujeito, o Absoluto; nesta lógica ela é o Outro”, complementou Marlene Barros.

A ideia é de que todos, homens e mulheres, o que quer que sejamos, devemos ser considerados seres humanos e transformar a maneira como enxergamos a nós mesmo e ao mundo, construindo um corpo político, que contesta e transforma o meio concedendo as mulheres os poderes para caminhar ao lado do homem, e não sob sua sombra.

Serviço

O quê

Exposição “Nós Outras”, até o fim do mês

Quando

Onde

Galeria Antonio Almeida do Palacete Gentil Braga (Rua Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.