Celebração

Projeto Ludic realizará Caminhada Amor pelo 21 em São Luís

Evento acontecerá no dia 21, no Parque do Rangedor, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Edição do ano passado da Caminhada Amor pelo 21 teve participação de crianças e familiares
Edição do ano passado da Caminhada Amor pelo 21 teve participação de crianças e familiares (síndrome de down)

O Projeto Ludic, coordenado pela terapeuta ocupacional, Rôse Cristina Bello, realizará dia 21 deste mês a IV Caminhada Amor pelo 21, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down. O evento acontecerá às 16h, no Parque do Rangedor, com a realização de várias atividades.

O objetivo maior da caminhada é chamar a atenção da comunidade em geral, para as necessidades das pessoas com a síndrome, tanto da inclusão, quanto respeito. “Muita gente ainda tem muito preconceito nós do projeto Ludic queremos mostrar que somos só um pouco diferentes, mas somos humanos com capacidades da mesma forma. Queremos gritar pra sociedade e principalmente à classe politica e aos órgãos públicos para que tenhamos sensibilidade e acessibilidade em nossa cidade”, assinala Rôse Cristina Bello.

No dia do evento, no Parque Rangedor, serão realizadas atividades diversas, tais como musicoterapia, brincadeiras para as crianças, aula de ginástica e logo depois a tradicional Caminhada. “A Caminhada se consolida como um meio de inclusão das crianças, além de proporcionar melhora na comunicação e na interação entre elas, seus familiares e sociedade”, diz a fonoaudióloga Layse Castro, voluntária do projeto.

A Síndrome de Down é uma alteração genética, associada a uma divisão anormal no cromossomo 21. Esta alteração afeta o indivíduo, manifestando características físicas específicas. Sendo assim, as intervenções da terapia ocupacional em crianças com Síndrome de Down são fundamentais para aprimorar as atividades diárias e práticas da vida, promovendo de forma cognitiva, motora e psíquica as potencialidades e trazendo o bem-estar e a qualidade de vida para que possam viver e conviver em sociedade.

“Como terapeuta ocupacional avalio o estado mental, físico, social e o histórico familiar, identificando os limites de cada criança, suas deficiências e reais necessidades, para iniciar as intervenções. Pessoas com Síndrome de Down são um exemplo de pessoas que necessitam desta, e de outras, intervenções terapêuticas”, ressalta Rôse Cristina Bello.

PARCEIROS

A IV Caminhada Amor pelo 21 conta este ano com a participação de diversos parceiros, entre os quais as clínicas pediátricas Up Desenvolver, Estimular, Recriar, Motivare, Caixa da TO, Diante de Todos, a Farmácia Garrido, Clínica Saúde Livre, ortopedista Dr. Ítalo e Academia em Ação. Quem tiver interesse em fazer parte dessa caminhada e adquirir camisa, basta entrar em contato pelo telefone (98) 98258-3307.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.