Estado Maior

Achou um culpado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Depois de o Tesouro Nacional ter revelado déficit de 1,005 bilhão da Previdência Estadual na gestão Flávio Dino (PCdoB) em 2019, o governador do Maranhão apontou para Brasília e culpou o cenário nacional para o revés administrativo no estado.

De acordo com o comunista, a “economia brasileira vai muito mal”, o que gerou “tempos difíceis” para se governar um estado como o Maranhão.

“Economia brasileira vai muito mal. E ainda se desenha uma nova crise internacional. Tempos difíceis para governar um Estado com tantos desafios históricos. Mas, sem desanimar, seguirei fazendo o possível para manter serviços públicos e direitos”, disse.

Dino, na verdade, tem acumulado crises em setores vitais da administração pública. Indicadores sociais e relatórios econômicos/financeiros de institutos de credibilidade atestada apontam aumento da pobreza extrema no Maranhão; aumento do desemprego e agora o rombo previdenciário.

Sem muito o que dizer, o governador do Maranhão torna a responsabilizar fatores que “fogem de sua alçada”. Isso depois de cinco anos à frente do Estado.

Racha

O grupo do governador parece mesmo ter entrado em crise com um racha inevitável e de consequências significativas.

Dividido entre o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e o senador Weverton Rocha (PDT), Dino ainda não conseguiu convencer os seus liderados de um projeto de poder para 2022.

E o resultado disso é a divisão clara entre subgrupos criados por Weverton e Brandão. Os dois agora medem forças com os seus respectivos pré-candidatos na disputa eleitoral de São Luís.

Fora de cenário

Enquanto Weverton Rocha e Carlos Brandão fazem duelo aberto pelo controle de parte do grupo político que os elevou ao poder em 2014, a senadora Eliziane Gama parece cada vez mais isolada.

Sem se posicionar até o momento sobre a disputa eleitoral de São Luís, ela tem atuação minúscula na capital.

Eliziane chegou a ser um dos principais nomes da sucessão em 2016. Elegeu-se senadora dois anos depois. Agora, aparenta estar sem rumo.

Pré-candidatura

Enquanto o presidente municipal do PT, vereador Honorato Fernandes, fala em composição da sigla com pré-candidatos para a indicação de nome de vice, há uma outra corrente na legenda que defende candidatura própria.

É o caso do deputado estadual Zé Inácio, que lançou a sua pré-candidatura para a disputa do Palácio La Ravardière.

Durante uma plenária do PT, Inácio afirmou estar disposto a defender as cores da legenda nas urnas. Ele seria uma opção para a sucessão de Edivaldo Holanda Júnior.

Atrito

A falta de consenso no PT quanto à indicação de um nome para a candidatura própria ou indicação de vice, vai desgastando a legenda.

Internamente, disputam o protagonismo na sigla o vereador de São Luís, Honorato Fernandes, o deputado estadual Zé Inácio e Augusto Lobato. Corre por fora o deputado federal Zé Carlos.

Num cenário já não muito favorável ao partido, em decorrência da situação de suas principais lideranças nacionais - a exemplo de Lula -, a sigla dá dois passos para trás com a crise interna.

Abono

A Mensagem nº 005 do Executivo Municipal, que autoriza a administração de São Luís a conceder abono excepcional aos servidores ocupantes de cargo de professor na rede pública, teve a votação adiada ontem.

O motivo foi a falta de quórum mínimo para a deliberação do tema. A expectativa é de que o tema volte a constar na ordem do dia de hoje.

Enquanto isso, os vereadores “andam a passos lentos” com os debates do Plano Diretor.

Precária

É crítica, precária e surreal a situação de trecho da Estrada da Vitória, principal via de acesso ao bairro Parque Vitória, e que foi “reconstruída” pelo Governo do Estado há alguns meses.

O trecho a que a coluna se refere é o que dá acesso à avenida principal do bairro Alto Turu.

Esburacado e tomado por lama, o local esconde perigo a motoristas e pedestres. No último fim de semana, dois carros caíram num buraco e ficaram com a parte dianteira submersa na água. Guinchos precisaram ser utilizados para a remoção dos veículos.

De olho

70 mil servidores sofreram aumento na alíquota previdenciária do Maranhão em 2019, por determinação do Palácio dos Leões.

E Mais

- Imperatriz passa por situação crítica com as chuvas fortes, centenas de ruas alagadas e casas invadidas pela água.

- A cidade, que carece de infraestrutura, tem como representante no primeiro escalão do Governo do Estado o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, que ensaia pré-candidatura a prefeito.

- Em 2016, Noleto chegou a ser cogitado como pré-candidato no município, mas teve o nome vetado pelo grupo e foi substituído por Rosângela Curado. Ela saiu derrotada do pleito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.