Homenagens

Dia da Internacional Mulher é celebrado com atividades em São Luís

Ações sociais e de embelezamento, almoços e celebrações religiosas marcaram o dia 8 de março em igrejas, restaurantes, shoppings e outros eventos, incluindo homenagens a atos em referência à luta e conquistas femininas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Na programação de homenagens da Feirinha São Luís foi lançada a Marcha Mundial das Mulheres
Na programação de homenagens da Feirinha São Luís foi lançada a Marcha Mundial das Mulheres (dia da mulher)

São Luís - O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado com muitas atividades em São Luís durante todo o dia de ontem. Igrejas, praças, restaurantes, shoppings e outros locais de lazer foram escolhidos para eventos, desde homenagens a atos em referência à luta e conquistas femininas.

Na Igreja da Sé, as missas do dia fizeram referência às mulheres, de forma especial. O padre Roney Carvalho, fez uma bênção e ungiu com água benta as mulheres presentes à celebração. “É um sinal singelo de gratidão, por meio de atos simples, até mesmo pelas recomendações da Igreja acerca do corona vírus, mas lembramos com muito carinho as mulheres que são mães, filhas, tias, bem como as religiosas. Um sinal singelo de gratidão pela presença delas no meio de nós”, destacou o pároco.

O religioso destacou que o 8 de março é um dia muito significativo, até mesmo pela grande presença feminina na igreja de maneira geral. “A presença da mãe, da mulher de fé. Sabemos que Deus usou da mulher para poder também dar à humanidade, de maneira geral, algo de muito especial desde a criação”, observou o padre Roney Carvalho.

As mulheres presentes à celebração ressaltaram a necessidade da valorização feminina. “É um reconhecimento, a valorização da mulheres por meio de Maria, que foi mãe, filham esposa, empreendedora e por meio da qual nos idetificamos”, disse Farida Piva que participou da celebração. Para Osvaldo Justino, a homenagem é mais que espacial. “O que desejo às mulheres neste dia de hoje é saúde e paz”, enumerou.

Na Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos na Praça Benedito Leite, o dia também foi de homenagens. Logo no início da manhã, ocorreu o lançamento da Marcha Mundial das Mulheres, evento que integrou o Ato Unificado dos Movimentos de Mulheres com a presença de órgãos da Rede de Proteção à Mulher e movimentos sociais. As ações continuam hoje com eventos na Praça Deodoro a partir das 15h.

“O movimento das mulheres vem se fortalecendo no Maranhão e nos unimos para lutar por nossos direitos, pela manutenção da democracia e contras as práticas deste governo que está aí”, disse Dayana Roberta, integrante da direção da Marcha Mundial das Mulheres em São Luís.

Para a estudante de serviço social Márcia Garcia, a data, muito mais que homenagens, é um momento para tomada de atitude. “Temos de lutar por nossos direitos, garantir que as futuras gerações tenham melhores condições de vida e também reconher o esforço das mulheres que vieram e lutaram antes de nós”, disse.

Shopping
Foram dois dias de atividades que reuniram dezenas de mulheres no São Luís Shopping em uma ação realizada pelo centro comercial em parceria com o Sesc. Na ocasião, foram ações de saúde e beleza como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, bem como limpeza de pele e automaquiagem.

Além disto, o shopping abriu espaço para rodas de conversa com temas como a violência contra a mulher e conscientização sobre o machismo e empreendedorismo e meio digital. Esta última foi realizada no domingo e contou com as presenças de influenciadoras digitais da cidade.

Para o gerente de Marketing Igor Quartin, o evento foi exitoso. “Ficamos muito satisfeitos com a grande movimentação do evento e com o sentimento de dever cumprido, podendo oferecer para as nossas clientes além de serviços que elas mais gostam como limpeza de pele, design de sombrancelhas e maquiagem, também rodas de conversa informativas sobre a violência contra a mulher, como foi a roda na qual tivemos a presença da coordenadora da delegacia da mulher Kazumi Tanaka, a psicóloga Daniela Spindola do CRAM, além de aulas de defesa pessoal com o professor de jiu jitsu Ivaldo Alves, da academia Gracie Barra”, destacou o gerente.

Quem optou por aproveitar a data com um almoço especial pôde contar com a bia comida da Vila do Vinho Bistrô, que preparou um ambiente espacial para receber as mulheres. “Escolhi a Villa do Vinho para homenagear a minha avó, Maria Carmen, e celebrar com a minha família essa data. Tenho orgulho em ser mulher e ter grandes exemplos de mulheres da minha família”, disse a jovem Maria Luiza Dias Vieira, que escolheu o restaurante para celebrar a data.

Diversão
No local, além de diversas opções de drinks, vinhos e espumantes, uma atração especial com pocket show intimista de MPB e bossa nova da cantora Milla Camões, que se apresentou acompanhada do músico Jeff Soares.

“A casa já recebe bem em todas as ocasiões, mas nestas datas especais, caprichamos ainda mais. Preparamos um ambiente bem feminino, com muitas flores, cardápio diversificado e boa música para homenagearmos as mulheres que são tão especiais para nós”, disse o proprietário da casa, Werther Bandeira.

O domingo também foi de diversão para muitas famílias que escolheram passar o Dia da Mulher na Associação do Pessoal da Caixa (APCEF). No local, foram oferecidas serviços de embelezamento, esportivas, embelezamento e ações de saúde, além de almoço com música ao vivo e sorteio de brindes.

“Promovemos ainda palestra sobre feminicídio em um dia espacial, voltado para nossos associados e suas famílias. Organizamos uma programação especial para as mulheres para celebrar suas conquistas e também para lembrarmos da sua luta por direitos”, disse a presidente da APCEF, Giselle Menezes.

Para a associada e funcionária da Caixa, Isalete Santos, a ação foi espacial. “Vim com a família e participei de diversas ações, inclusive as esportivas. Acho fundamental celebrarmos esta data”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.