Lançamento

Livro aborda diversidade cultural e educação ambiental

Obra inédita póstuma da autora Angela-Lago, "Criaturas da Ilha de Corso", mostra o pequeno universo criado em parceria com José Roberto Torero e o ilustrador Pedro Hamdan das Pedras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Capa do livro "Criaturas da Ilha de Corso"
Capa do livro "Criaturas da Ilha de Corso" (Criaturas da Ilha de Corso)

São Paulo - A Editora Moderna acaba de lançar o livro "Criaturas da Ilha de Corso", uma enciclopédia diferente feita com um pouco de ciência e muita imaginação dos escritores Angela-Lago, José Roberto Torero e do ilustrador Pedro Hamdan das Pedras. Juntos, eles convidam o leitor a conhecer a ilha, habitada por uma série de pequenas e abundantes criaturas híbridas, mesclando propriedades animais, vegetais e minerais. Classificar os corsovinos não é fácil, já que se trata de formas de vida muito diferentes daquelas a que estamos habituados.

O livro, uma obra póstuma de Angela-Lago, nascida em 1945 e falecida em 2017, estimula com sensibilidade o pensamento social sobre diversidade cultural e educação ambiental. É indicado para crianças a partir dos 7 anos e trata questões como anatomia, fantasia, fauna, flora, invenção, vida.

Os diversos bichinhos da ilha são até parecidos com gente, nos formatos mais doidos do mundo, como o "Amplexus", que possui dois braços para acariciar as costas dos outros, ou ainda os "Dialéticos", que possuem seis patas e três cérebros que discordam totalmente. Quando isso acontece, cada par de patas tenta ir em direções diferentes.

Assim, passamos a conhecer também seres como a almalva, que caminha carregando uma pequena tocha de brilho suave; o Auris aurum, que possui uma orelha parecida com uma corneta de gramofone; o Bipolarius volubilis, que ora machuca os que estão por perto com seu portentoso chifre, ora acaricia os corsovinos com sua cauda; o lunéticos, que têm um olho posicionado sobre uma haste, que permite enxergar a grandes distâncias; o Nostalgicus saudosicius, que caminha sempre olhando para trás, despedindo-se permanentemente de tudo.

Talvez em cada um destes pequenos seres haja uma lição escondida. Ou talvez eles sejam apenas lindos e curiosos. O que não é pouco.

Sobre os autores

A autora Angela-Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945 e faleceu em 2017. Era formada em Artes Plásticas, Ciências Sociais e Psicopedagogia Infantil. Dedicava-se a escrever e ilustrar livros para crianças. Como ilustradora, participou de exposições em Bratislava, Belgrado, Barcelona, Tóquio, Munique, Paris, Bologna e outras cidades. Recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais e foi candidata brasileira ao Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração em 1990 e em 1994.

José Roberto Torero é autor de diversos livros, graduou-se em Jornalismo e Letras pela USP. Recebeu o prêmio Jabuti na categoria romance com o livro "O Chalaça". Já Pedro Hamdan das Pedras é músico e artista visual. De Belo Horizonte, MG, é formado em Design Gráfico pela Escola de Design da UEMG. Trabalha como ilustrador desde 2004 e tem ilustrações publicadas em revistas e livros das principais editoras do país.

Ficha técnica
Autor:
Angela-Lago, José Roberto Torero e Pedro Hamdan das Pedras
Ilustração: Pedro Hamdan das Pedras
Páginas: 56
Preço sugerido: R$ 50,00
Indicado para a partir de 7 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.