Dia da Mulher

"O mundo quer nos dizer que não, mas nós temos que dizer que sim"

Igreja Católica lança mensagem especial para este domingo, o Dia Internacional da Mulher, e ressalta a importância da igualdade de gênero

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Martha Bispo é primeira mulher a se tornar secretária-executiva da Conferência Nacional de Bispos do Brasil
Martha Bispo é primeira mulher a se tornar secretária-executiva da Conferência Nacional de Bispos do Brasil

Três mulheres que marcaram a igreja.

Madre Teresa – Madre Teresa de Calcutá nasceu em 1910 e passou sua vida dedicando ajuda aos pobres e a igreja. Em 1978, ganhou o prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho como missionária. Até hoje é considerada uma das grandes mulheres na igreja.

Irmã Dulce - Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador (BA), Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição considerada hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de quatro milhões de atendimentos por ano. Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.

Joana D’Arc – Camponesa de 17 anos, se vestiu como homem para lutar na guerra de 100 anos pela França, após escutar vozes que a diziam que deveria proteger o rei. Se tornou um cavaleiro e lutou na guerra, porém, presa pelos ingleses, foi submetida a um longo julgamento e queimada viva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.