Évila Pinheiro, empresária

Mulher guerreira, que renasceu após um AVC

Ela passou dois anos em tratamento e precisou até reaprender a falar; hoje, sem nenhuma sequela, trabalha e dá testemunho

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Évila Pinheiro esteve à beira de um total desmoronamento
Évila Pinheiro esteve à beira de um total desmoronamento

Paredes espessas, colunas enormes em estilo romano e uma fachada monumental. O projeto arquitetônico concebido para o Palazzo Eventos, no bairro Araçagi, que se sobressai como a mais bem estruturada casa do gênero em São Luís, parece ter tudo a ver com sua idealizadora e proprietária: Évila Pinheiro, 59 anos, uma mulher que até poderia ser comparada a uma fortaleza, haja vista sua história de luta pela sobrevivência.

Quem a vê tranquila, olhos serenos, sentada numa confortável poltrona de uma das salas do empreendimento, nem imagina que, em 2011, Évila Pinheiro esteve à beira de um total desmoronamento. Vítima de aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC), a empresária maranhense passou 10 meses no hospital, 21 dias em coma e dois anos se recuperando, em estado quase vegetativo. Hoje, conta essa história apenas durante seus testemunhos na Igreja Evangélica Rei dos Reis. A experiência tornou Évila ainda mais forte e pronta para qualquer desafio.

“Eu estava dormindo, ao lado do meu marido, e é tudo o que me lembro. O que aconteceu depois, fiquei sabendo a partir de relatos da minha família. Eu tinha dores fortes na cabeça, como se fossem sintomas de enxaqueca, e não dei importância para aquilo. Foi um episódio extremamente complicado e tenso. Foram anos de muito sofrimento, principalmente para a minha família”, conta.

A partir daquele momento, a vida de Évila Pinheiro teria de recomeçar do zero e ela precisou, inclusive, reaprender a falar. “Não andava, não reconhecia mais ninguém, nem o meu próprio marido. Até os meus cabelos caíram. Muitos achavam que eu estava com câncer. Depois das cirurgias às quais fui submetida, tive infecção e isso piorou tudo. Fiquei praticamente à beira da morte. O meu esposo trabalhava durante o dia e à noite dormia no hospital comigo, pois queria estar ao meu lado quando eu partisse”, recorda, referindo-se ao médico, empresário e advogado tributarista Antônio José Garcia Pinheiro.

A doença mobilizou toda a família, principalmente os seis irmãos e os três filhos de Évila: Antônio José Filho, Adriana e Ana Gisely. O quadro da paciente só piorava e nada indicava que ela voltaria a ser como antes. Foi uma luta incessante até 2013, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar incansável. Talvez por um milagre, a empresária conseguiu reerguer-se, como se precisasse reconstruir o seu próprio corpo e realinhar a vida.

“As pessoas nem acreditam quando eu conto essa história. É um milagre eu estar aqui sem nenhuma sequela. Até porque os médicos, depois, descobriram que eu tinha uma deformação congênita no cérebro. Ainda preciso fazer mais uma cirurgia devido a uma cavidade e também por uma questão de estética”, revela.

Não andava, não reconhecia mais ninguém (...) Fiquei praticamente à beira da morte”

Fortaleza

Mulher guerreira, Évila Pinheiro sempre foi uma fortaleza quase indestrutível. Natural do município de Pedro do Rosário, é filha de outra guerreira: Maria do Rosário Serrão Martins. O pai, falecido, chamava-se Pedro Cunha Mendes. Os dois fundaram a cidade, pois eram as pessoas que mais acreditavam na emancipação política do então povoado Bela Vista, ligado ao município de Pinheiro. A mãe de Évila foi a primeira prefeita da região emancipada. Depois, ela migrou com os filhos para São Luís, onde, dando continuidade ao que fazia no interior, abriu um empreendimento comercial no bairro João Paulo, incentivando os filhos, inclusive Évila, a seguirem os caminhos do empreendedorismo.

Évila tornou-se a distribuidora exclusiva da marca Nestlé no Maranhão, negócio atualmente tocado por outros membros da família. “Depois que me aposentei, surgiu a ideia de transformar um sítio que tínhamos no Araçagi em uma casa de eventos. No início, ninguém da família queria, pois eles achavam que seria muita responsabilidade na minha cabeça. Mas botei o pé na parede e o projeto virou realidade”, diz.

A vida precisaria mesmo dar uma segunda chance para ela. Afinal, Évila sempre fora o farol que direcionou os negócios da família: a conselheira, a norteadora de horizontes, a organizadora das finanças e uma vislumbradora de oportunidades. O tino para os negócios sempre falou mais alto e tudo o que não passasse por suas mãos, não dava certo. Precoce no campo das responsabilidades, também casou-se precocemente, aos 18 anos, em 1982.

O marido mostrou talento para mais de uma profissão e enveredou, também, pela seara do entretenimento musical. Tudo isso contribuiu para que ela erguesse o seu palácio no Araçagi, onde coordena uma equipe compromissada e focada. “Antes mesmo de inauguramos, já havia fila de espera para eventos. E até hoje é assim. Já temos compromissos para daqui a dois anos”, revela.

As pessoas nem acreditam quando eu conto essa história. É um milagre eu estar aqui sem nenhuma sequela. Até porque os médicos, depois, descobriram que eu tinha uma deformação congênita no cérebro. Ainda preciso fazer mais uma cirurgia devido a uma cavidade e também por uma questão estética”

Saiba Mais

O que é um AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retornam ao trabalho depois do acidente vascular cerebral e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Apesar desses números preocupantes, muita gente ainda têm dúvidas sobre o assunto e desconhece as principais causas, sintomas e maneiras de prevenir essa enfermidade.

O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. Entre as causas dessas ocorrências, estão a malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia, tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar).

Tipos de AVC
Acidente vascular cerebral isquêmico - é causado pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que causa a falta de circulação vascular na região. O acidente vascular isquêmico é responsável por 85% dos casos de acidente vascular cerebral.

Acidente vascular cerebral hemorrágico - acontece quando um vaso se rompe espontaneamente e há extravasamento de sangue para o interior do cérebro. Este tipo de AVC está mais ligado a quadros de hipertensão arterial.

Sinais e sintomas
É importante prestar atenção aos sintomas para saber identificar um AVC e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Quanto mais cedo forem tratados o acidente vascular cerebral isquêmico e o acidente vascular cerebral hemorrágico, melhores são os prognósticos do paciente. Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais sintomas:

- Fraqueza de um lado do corpo; dificuldade para fala; perda de visão; perda da sensibilidade de um lado do corpo; alterações motoras; paralisia de um lado do corpo; distúrbio de linguagem; distúrbio sensitivo e alteração no nível de consciência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.