Eleições 2020

Flávio Dino deve oficializar aliança entre PT e PCdoB em Teresina

Situação na capital piauiense destoa do resto do Brasil em que legendas encontram resistência na formatação de alianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Flávio Dino deve oficializar aliança já formada entre PT e PCdoB no Piauí
Flávio Dino deve oficializar aliança já formada entre PT e PCdoB no Piauí (Flávio Dino)

A aliança entre PT e PCdoB pela pelo comando da Prefeitura de Teresina já é dada como certa, deve ser oficializada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), nas próximas semanas. Flávio irá a cidade para firmar a união entre as duas legendas para o pleito majoritário que se aproxima.

O PT busca apoio dos comunistas para Fábio Novo (PT) na corrida pelo Palácio da Cidade. A união entre as legendas é dada como certa. Contudo, a união deve ser formalizada pelo governador maranhense durante visita à capital piauiense ainda a ser marcada.

“O secretário de Governo e o principal líder do PCdoB, Osmar, me comunicou agora pouco que o governador Flávio Dino deverá vir no momento que vai ser selado esse acordo”, destacou o deputado piauiense Francisco Limma, do PT.

Atualmente cerca de 10 pré-candidatos se apresentaram como possíveis postulantes ao cargo de Teresina. O possível escolhido de Flávio Dino figura entre os quatro melhores colocados em pesquisas eleitorais nas eleições de outubro.

O clima de harmonia entre as siglas em Teresina destoa do resto do país. Em São Luís o PT dificilmente irá compor chapa com o PCdoB. A justificativa é que a aliança poderia beneficiar Flávio Dino e que a negativa também seria uma resposta ao avanço do comunista para as eleições 2020. Em São Paulo e em Porto Alegre a desavença entre as legendas também é público. O PCdoB quer condicionar o apoio ao PT na capital paulista ao apoio dos petistas a Manuela D'ávila.

A atuação de Flávio Dino pela formulação de uma chapa de esquerda em Teresina contrasta com os rumos tomadas no que diz respeito à eleição de São Luís. O governador ainda não deu indícios de preferência por uma candidatura e, mesmo com Rubens Jr assegurado como candidato do PCdoB, ele tem recebido no Palácio dos Leões pré-candidatos de diversos partidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.