Saúde

Coronavírus: com 13 casos confirmados, Brasil monitora 768 suspeitos

São 10 casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e mais um caso na Bahia; até esta sexta-feira, 480 casos foram descartados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
São Paulo continua como o estado com maior número de registros confirmados, com 10 infecções
São Paulo continua como o estado com maior número de registros confirmados, com 10 infecções (coronavirus)

Brasília - O Brasil somava 13 casos confirmados de coronavírus até esta sexta-feira, 6. Um total de 768 casos suspeitos estavam tendo monitoramento do Ministério da Saúde, sendo 222 deles em São Paulo, 123 em Minas Gerais, 112 no Rio Grande do Sul e 111 no Rio de Janeiro. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

São Paulo continua como o Estado com maior número de registros confirmados, chegando à marca de 10 infecções (eram seis na segunda-feira, incluindo dois de transmissão local), enquanto a Bahia registrou o primeiro caso.

O anúncio da infecção verificada no Estado nordestino foi feito na manhã desta quinta-feira pela Secretaria de Saúde baiana, e, em seguida, confirmado pelo ministério. Trata-se de uma mulher de 34 anos, de Feira de Santana, que esteve na Itália.

Espírito Santo e Rio de Janeiro permanecem com um caso confirmado cada, assim como na véspera, de acordo com a plataforma online de casos de coronavírus do Ministério da Saúde.

Atualmente, 36 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.

Descartados

Até a sexta-feira, 480 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.