Teatro

Comédia para contar história

Peça "Les Jambe de Bois - A fundação francesa como você nunca viu", da Tramando Teatro, será apresentada sábado e domingo no Teatro Alcione Nazaré

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cia. Tramando Teatro levará comédia ao palco
Cia. Tramando Teatro levará comédia ao palco (Tramando Teatro)

São Luís - A Cia Tramando Teatro vai contar, de forma bem-humorada, partes da história de São Luís por meio da peça “Les Jambe de Bois - A fundação francesa como você nunca viu”, que estará em cartaz no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande) neste sábado e domingo, sempre às 17h30. A ideia e roteiro é de Armando Veras e a criação, texto e composição musical de Nuno Lilah Lisboa.

No elenco, Gabriela Paixão, Rosiane Estêvão, Eduardo Reis, Armando Veras, Tatiane Sampaio, Manoel Freitas e Nuno Lilah Lisboa. O ator Manoel Freitas explica que esta é a primeira vez que o espetáculo é apresentado em formato pensado para o teatro. “Apresentamos uma vez em praça pública e, agora, estreamos no teatro. Trata-se de uma comédia que fala da chegada de uma família francesa em São Luís e reúne história, humor, música e poesia”, conta.

Com duração de 50 minutos, a encenação incorpora poemas de escritores maranhenses como Clóvis Ramos, Gonçalves Dias, Humberto de Campos, Luís Augusto Cassas, Venúsia Neiva, Carlos Cunha, Laura Amélia Damous, Odylo Costa, filho, além de Nuno Lilah Lisboa.

Dentro dos diálogos há citações sobre episódios históricos como a criação da França Equinocial, a Batalha de Guaxenduba, o milagre de Nossa Senhora da Vitória, a interação entre os franceses e os índios na chegada dos primeiros à Ilha e ainda à cultura local por meio das comidas típicas. Na parte musical, referências ao baião de João do Vale, cacuriá de Dona Teté, reggae, entre outros. “Nossa intenção com a peça é também levar para o público parte da história da cidade, contando algumas curiosidades e incentivando o publico a buscar o conhecimento sobre São Luís”, frisa Manoel Freitas.

Ele ressalta que, a princípio o espetáculo será presentado apenas este fim de semana, para convidados e o público em geral, mas que é desejo da companhia Tramando Teatro realizar turnê em outras cidades do Maranhão.

Enredo

A família De Bois está de viagem marcada, com destino à Ilha de Upaon-Açu, aproveitando a temporada de festejo em comemoração ao aniversário da fundação da Ilha de Saint Louis, realizada pela comitiva francesa em expedição à França Equinocial, nas terras do Maranhão. Os Jambe de Bois são de uma família de herança aristocrática, que imperou, durante muito tempo, como nobreza da sociedade francesa, entre os séculos XVI e XVII.

Berço de barões, a família conta com a regência de seu chefe, o Barão Vincent Jambe de Bois, apoiado por sua queridíssima esposa, a Baronesa Charlotte Jambe de Bois. O casal foi agraciado com três filhos, Julian e Justine, os mais velhos e Annabelle, a mais nova, que sofre o pão que o diabo amassou nas mãos dos outros dois.

Annabelle espera, a contragosto, o retorno de seu noivo, o compositor Olivier de Morineau, que se juntou às tropas francesas, comandadas por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière. Ao ser nomeado compositor mor e maestro regente da banda musical que acompanha as tropas francesas em batalha, Olivier ganha o direito de regressar à França para buscar a noiva, sua família e o mordomo François de Aquino, para passarem as férias, com tudo pago, no paraíso turístico que se torna São Luís, depois da chegada dos franceses.

Serviço

O quê

“Les Jambe de Bois - A fundação francesa como você nunca viu”

Quando

Neste sábado e domingo, às 17h30

Onde

Teatro Alcione Nazaré – Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande

Ingressos

R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.