Ação criminosa

Atenção redobrada na hora de entrar e sair de casa, diz a polícia

Assaltantes aproveitam distração do cidadão para invadir residências; dados da DRF mostram que somente no ano passado 367 imóveis foram assaltados na Grande Ilha

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Dados da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) revelam que somente no ano passado houve o registro de 367 roubos a residência na Grande Ilha e 99 suspeitos desse tipo de crime foram presos pela Polícia Civil. No decorrer dos primeiros dois meses deste ano, 86 casas já foram assaltadas e 11 criminosos retirados de circulação. Segundo a polícia, o cidadão deve ter atenção redobrada ao entrar e sair do seu imóvel.

No começo desta semana, um vídeo circulou nas redes sociais, mostrando um assalto, ocorrido no último dia 3, tendo como alvo uma residência localizada na área da Cohama. As imagens exibem o proprietário do imóvel entrando em casa com seu veículo e, antes de fechar completamente o portão é abordo por um bando criminoso.

O vídeo mostra, ainda, os criminosos colocando a arma de fogo na cabeça da vítima e anunciando o assalto. Em seguida, a vítima é conduzida até a entrada da residência, mas, aproveita um descuido dos bandidos e consegue se trancar pelo lado de dentro. Também é possível observar os assaltantes tentando arrombar a porta e chegaram até mesmo a disparar tiros.

O caso está sendo investigado pela equipe do 4º Distrito Policial, coordenado pelo delegado Márcio Dominici. Ele informou que esses quadrilheiros já foram identificados e polícia está realizando incursões na Região Metropolitana de São Luís para efetuar a prisão. O veículo Gol, utilizado pelos bandidos, já foi apreendido na área Itaqui-Bacanga. Ele havia sido tomado de
assaltos e estava com placas adulteradas.

O delegado contou que outras vítimas desse bando já compareceram ao distrito e foram ouvidas. “Esses quadrilheiros, além de cometerem roubo a residências, também são suspeitos de cometerem outros tipos de crimes na Ilha, mas, está sendo investigado pela polícia”, frisou Márcio Dominici.

Pavor
Uma moradora do Olho d’Água viveu momento de pânico dentro de sua residência em companhia da sua mãe, idosa de 81 anos, e o seu esposo. Ela disse que na noite de 21 março do ano passado foi abordada por quadrilheiros na porta de sua residência, quando retornava da padaria.

A vítima teve uma arma de fogo apontada em sua cabeça e, logo após, a sua casa foi invadida pelos assaltantes que procuravam por joias e dinheiro. Ela aproveitou um descuido dos bandidos e conseguir fugir. Já, o esposo, ao observar a presença dos criminosos acionou a Polícia Militar, enquanto a outra vítima se trancou em seu quarto.

No começo do mês passado, uma residência, localizada no bairro Ipase, também foi atacada por quadrilheiros. O dono desse imóvel foi abordado na garagem de sua casa e os criminosos fizeram um arrastão. Todos os moradores foram mantidos reféns e os bandidos somente deixaram o local depois terem a certeza que não tinha a quantidade de dinheiro que imaginavam.

Combate
O delegado adjunto da DRF, Luigi Conte, informou que existe na delegacia um departamento específico para investigar casos de roubo a residências na Grande Ilha. Somente no ano passado, a polícia prendeu 99 suspeitos de cometerem esse tipo de crime e no decorrer dos primeiros dois meses deste ano 11 criminosos já foram retirados das ruas.

Ele ainda declarou que os policiais, ao terem ciência do fato, na maioria das vezes, por meio de denúncia das vítimas, começam o trabalho investigativo. Inclusive, um dos passos é a coleta de informações e o trabalho pericial no local onde ocorreu o crime.

Ainda segundo o delegado, na Região Metropolitana de São Luís ainda não existe grupo especializado desse tipo de
empreitada criminosa. Na maioria das vezes, três ou quatro bandidos invadem a residência aproveitando o descuido dos moradores e fazem o verdadeiro arrastão procurando por dinheiro e objeto de valor. Eles ainda são suspeitos de cometerem outros tipos de crimes envolvendo bem patrimonial.

Luigi Conte também alertou que o cidadão deve ter uma atenção redobrada ao entra e sair de sua residência para não serem surpreendidos por criminosos como ainda deve instalar equipamentos de segurança como cerca elétrica e até mesmo grades de arame farpado. “Os assaltantes de residência, na maioria das vezes, agem no momento da oportunidade. Eles observam o portão aberto para terem acesso aos imóveis”, explicou o delegado.

Dicas para evitar roubos a residências

Bater papo: as conversas sempre dentro de casa e evite ficar na porta, principalmente, durante o período noturno.

Portão fechado: permanecer com os portões fechados e escolha um portão automático. Pelo simples fato de ter que descer do carro para abrir o portão, o cidadão acaba se tornando um alvo fácil dos bandidos.

Sistema de segurança: é ideal para evitar os assaltos e principalmente os alarmes monitorados.

Iluminação: a casa deve sempre está iluminada, pois, a falta de iluminação facilita a ocorrência de assaltos

Reforço das trancas: reforce os trincos das portas e procure proteger as janelas e os basculantes com grades sólidas, principalmente, instaladas no lado internos. Os cadeados também são essenciais para manter o ambiente seguro.

Número de emergência: o telefone de emergência deve está no seu aparelho de telefone para ligar em qualquer ação estranha em sua casa.

Terreno baldio: casas próximas a terreno baldio, pois, o ideal é instalar uma cerca elétrica ou alarme.

Chegar em casa: o cidadão ao chegar ao seu lar sempre é bom antes de abrir o portão observar o movimento da rua ou se tem a presença de pessoas desconhecidas.

Evite evidenciar o imóvel: casa em que há na parte da frente árvore, geralmente, pode servir de abrigo para assaltantes

Nunca reagir: o cidadão jamais deve reagir ao assalto e o ideal é acionar a polícia.

Números

367 casos de roubo a residência na Grande Ilha durante o ano passado
99 suspeitos de assalto a residência presos pela Polícia Civil em 2019
86 casas já foram atacadas por criminosos neste dois primeiros meses deste ano na Região Metropolitana de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.