Eleições 2020

Prazo para eleitores regularizarem título termina no início de maio

Os eleitores que perderem o prazo, não poderão votar nas eleições municipais deste ano

Kethlen Mata com informações Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(título de eleitor)

Eleitores que não estiverem com o título em dias, têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. É importante ressaltar, que essas pessoas não poderão votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Somente no ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justifica ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Como regularizar o documento

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Será preciso pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina em 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estão aptos a votar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.