Mapa da violência

Monitor da Violência; feminicídio tem alto índice no Maranhão

O levantamento é do G1 em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança; em 2019, 102 mulheres foram assassinadas no estado, 51 tipificados como feminicídio

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - Cento e duas mulheres foram assassinadas a tiros ou por arma branca ano passado no Maranhão. Uma média de nove mortes por mês e entre os casos, 51 foram tipificados pela polícia como feminicídios. Estes dados são do Monitor da Violência, que foram divulgados ontem no site noticioso do G1. Em todo o país, o registro foi de 1.314 feminicídios no decorrer de 2019 e teve um aumento de 7,3% nos casos em relação ao ano de 2018.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, que é uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O primeiro levantamento sobre feminicídio no país foi publicado no Monitor em 2018 e, desde esse período, é feito de forma anual.

O Monitor da Violência revela ainda que 101 mulheres foram mortas no Maranhão em 2018 e, entre os casos, 45 tipificados como feminicídio. Em se tratando a nível nacional, ocorreram 1.225 homicídios dolosos tendo a qualificadora de feminicídio. Uma média de 103 assassinatos por mês.

Também foi revelado que o estado tem 1,4 mortes para cada 100 mil mulheres. Um quantitativo acima da média nacional que registrou 1,2. Ainda ficou constatado que o Maranhão registrou uma leve variação de assassinatos de mulheres. No ano de 2019, ocorreram 102 mortes contra 101 em 2018. O estado maranhense ocupa a 5ª posição no ranking dos estados da região nordeste mais violento, ficando atrás de Alagoas (2,5), Sergipe (1,8), Paraíba (1,8) e Piauí (1,7).

Segundo os dados do Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), dos 51 casos de feminicídio ocorrido durante o ano passado, nove aconteceram na Região Metropolitana de São Luís. Em relação a estes casos da Ilha, sete suspeitos foram capturados e dois cometeram suicídio, logo após, matarem as mulheres.

Semana da Mulher

Este mês, na Semana Internacional da Mulher, a polícia já registrou três feminicídios no Maranhão. Entre os casos, dois ocorreram em menos de 12 horas. Segundo a polícia, na noite da última terça-feira, o motorista de veículo de lotação, José Roberto Frazão Ribeiro, de 50 anos, matou a companheira estrangulada, Lucidalva Rodrigues Gomes, de 31 anos, e logo depois cometeu suicídio. O fato ocorreu no Residencial Turiúba, na cidade de São José de Ribamar.

O outro caso ocorreu no povoado Raposo, em Caxias, na terça-feira, 3, e tendo como vítima Graça Nogueira Carneiro Lopes, de 33 anos. O delegado Jair Paiva disse que o principal suspeito é o esposo da vítima, identificado como Negão, que continua foragido e a jovem foi morta a tiros de espingarda no tórax.

A polícia ainda ontem não havia efetuado a prisão de Paulo Sérgio Sousa Lima, de 41 anos, suspeito de ter assassinado a esposa, Josélia da Silva Gomes Araújo, de 22 anos, e baleado uma criança, de 1 ano e 11 meses. O crime ocorreu no último domingo, no povoado Riacho dos Viana, zona rural de Timbiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.