Troca de comando

Amoêdo deixa a presidência nacional do Partido Novo

Direção nacional da legenda escolheu para substituir João Amoêdo, Eduardo Ribeiro, que comandou a sigla em Santa Catarina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
João Amoêdo, em carta, disse que o Novo precisa de renovação nos seus comandos
João Amoêdo, em carta, disse que o Novo precisa de renovação nos seus comandos (joão amoêdo)

Brasília - João Amoêdo deixou na quinta-feira, 5, a presidência e o Diretório Nacional do Partido Novo. Ele foi substituído por Eduardo Ribeiro, eleito por unanimidade pelos membros da sigla. A troca de comando foi divulgada na noite da quinta pela legenda.

Em nota, o Novo afirma que Amoêdo permanecerá na Fundação Brasil Novo, como membro do Conselho Curador e como filiado.

Segundo o partido, Eduardo Ribeiro integra o Diretório Nacional e ocupava o cargo de diretor executivo da Fundação Brasil Novo. Ele também já presidiu o Diretório Estadual de Santa Catarina.

Ainda segundo a nota, Ribeiro é catarinense, empresário, formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem toda a sua atuação profissional voltada ao setor de saúde.

Ao deixar a presidência do partido, Amoêdo escreveu uma carta dizendo acreditar que “toda instituição, baseada em valores e ideias, como é o NOVO, precisa de renovação nos seus comandos, para seguir amadurecendo e crescendo”.

Na carta, Amoêdo relembra a trajetória de cerca de 10 anos, desde a criação do Novo como uma plataforma política, passando pela oficialização da sigla como um partido político (há pouco mais de quatro anos), até os dias atuais.

“O trabalho, desde o início, se mostrou desafiador: a descrença da população com a política; a burocracia para a montagem de um partido; a associação e dependência de parte da nossa elite com status-quo e a falta de bons modelos foram alguns dos obstáculos enfrentados”, diz Amoêdo.

O agora ex-presidente afirma ainda que o Partido Novo ainda é uma instituição jovem, “mas que já apresenta resultados relevantes e serve como exemplo de boas práticas na política”.

“Entretanto, somos e seremos continuamente testados e inúmeras vezes pressionados para utilizar atalhos e adotar procedimentos usuais da velha política”, afirma.

Em 2018, João Amoêdo foi o candidato do Novo à Presidência da República. Foi a primeira eleição proporcional disputada pela sigla.

Amoêdo ficou em 5º lugar no primeiro turno da disputa e obteve 2.679.744 votos (2,5%). O candidato do Novo ficou atrás de Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Na época, o quinto lugar na disputa foi comemorado por Amoêdo. Na primeira eleição proporcional da sigla, o Novo conseguiu eleger oito deputados federais, 11 deputados estaduais, 1 deputado distrital e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.