Decisão

Vasco enfrenta o ABC em clima de decisão, pela 2ª fase da Copa do Brasil

Devido à má fase do Cruz-Maltino, a diretoria inclusive escolheu o Maracanã para receber a equipe Potiguar, e vem fazendo forte campanha de convocação da torcida; a partida está marcada para às 21h30, no horário de Brasília

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
A julgar pelo histórico de confrontos entre as duas equipes, o Vasco seria franco favorito; Vasco e ABC se enfrentaram em jogos oficiais 16 vezes com 11 vitórias vacaínas, uma do time potiguar e quatro empates
A julgar pelo histórico de confrontos entre as duas equipes, o Vasco seria franco favorito; Vasco e ABC se enfrentaram em jogos oficiais 16 vezes com 11 vitórias vacaínas, uma do time potiguar e quatro empates (Vasco)

Rio de Janeiro - O Vasco enfrenta o ABC em clima de decisão nesta quinta-feira (5), pela segunda fase da Copa do Brasil. A má fase dentro de campo e o ambiente conturbado que vive o clube de São Januário, deram ao confronto um peso maior do que seria esperado.

O Cruz-Maltino inclusive escolheu o Maracanã para receber a equipe Potiguar, e vem fazendo forte campanha de convocação da torcida. A partida está marcada para às 21h30, no Horário de Brasília. Nesta fase da competição o classificado é definido em jogo único, sem vantagem para qualquer dos lados. Em caso de empate nos 90 minutos, haverá disputa de pênaltis.

A julgar pelo histórico de confrontos entre as duas equipes, o Vasco seria franco favorito. Vasco e ABC se enfrentaram 16 vezes, incluindo amistosos e jogos oficiais. São 11 vitórias do Vasco, uma do ABC e quatro empates.

A única vitória Potiguar foi na Copa do Brasil de 2014, na Arena das Dunas, em Natal. O último duelo entre as duas equipes foi pela Série B do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. No Maracanã, o Vasco venceu por 1 x 0.

O desempenho da equipe Cruz-Maltina é muito ruim em 2020. O time sofreu para eliminar o Oriente Petrolero da Bolívia na primeira fase da Copa Sul-Americana e também teve que se desdobrar para passar pelo Altos do Piauí na primeira fase da Copa do Brasil. Soma-se a isso a precoce eliminação na fase de grupos da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Na estreia na Taça Rio, no último sábado, não passou de um empate com o Resende.

O aproveitamento do Vasco este ano é de 43,3%. Com apenas sete gols marcados, a equipe de São Januário tem a pior média de gols entre as equipes da séria A do Brasileirão, com 0,7 gols por partida.

A situação tem elevado a pressão sobre o técnico Abel Braga, que tem sido muito cobrado pela torcida. A situação do comandante pode ficar insustentável em caso de eliminação nesta quinta.

Para a partida, Abel garantiu que manterá o esquema com três atacantes, mas apenas confirma a presença de Cano e Marrony. A terceira vaga está entre Ribamar, Tiago Reis e Vinícius.
"Mudanças podem acontecer, mas nós vamos jogar sempre com três atacantes," afirmou Abel nesta quarta-feira.

O ABC vem tendo uma temporada regular em 2020. Para chegar à segunda fase da Copa do Brasil, a equipe potiguar eliminou o Aquidauanense com uma vitória por 1 x 0, no Mato Grosso do Sul.

Na Copa do Nordeste, a equipe de Natal ocupa a sexta colocação no Grupo A, com 5 pontos, um a menos que o Sport Recife, quarto e último na zona de classificação. Na última quinta-feira, o ABC empatou com o Náutico em 1 x 1, nos Aflitos.

No plano estadual, o ABC está com 100% de aproveitamento no Campeonato Potiguar e é líder com 9 pontos. No último domingo, goleou o lanterna Palmeira por 8 x 0, jogando no Frasqueirão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.