Barbárie

Dois feminicídios foram registrados em menos de 12 horas no Maranhão

Um dos casos foi registrado no Residencial Turiúba, em São José de Ribamar, e o autor do crime recorreu ao suicídio; o outro caso ocorreu na zona rural de Caxias

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
José Roberto Frazão que matou a mulher e depois se suicidou
José Roberto Frazão que matou a mulher e depois se suicidou (José Roberto)

SÃO LUÍS - Na Semana Internacional da Mulher, a polícia registrou dois feminicídios em menos de 12 horas no estado. Somente neste ano, um total de sete casos desse tipo de crime já ocorreram no Maranhão. Entre as ocorrências existe um caso de feminicídio seguido de suicídio. De acordo com a polícia, na noite da última terça-feira, o motorista de veículo de lotação, identificado como José Roberto Frazão Ribeiro, de 50 anos, matou a companheira estrangulada, Lucidalva Rodrigues Gomes, de 31 anos, e, logo após, cometeu suicídio, no Residencial Turiúba, na cidade de São José de Ribamar.

Ainda segundo a polícia, o motivo do crime foi ciúme e o casal estava junto ha dois meses. Eles chegaram ao Turiúba discutindo e a briga continuou na residência deles. Os vizinhos ouviram barulho de discussão proveniente da casa do casal. No decorrer da briga, José Roberto acabou assassinado a companheira e antes de se matar com um tiro na cabeça enviou mensagem de áudio para os seus familiares. Uma das mensagens informou onde havia deixado a chave da casa.

Os populares ao entrarem no local encontraram o casal morto e acionaram os miliares. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) também foram acionados e os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para serem autopsiados e, somente na manhã de ontem, liberados para os familiares.

Prisões

A polícia ainda ontem estava realizando incursões em Caxias e cidades adjacentes com o objetivo de prender um homem, identificado como Negão. O delegado Jair Paiva declarou que esse criminoso é acusado de ter matado a companheira, Graça Carneiro Lopes, de 33 anos, na terça-feira, 3, no povoado Raposo, em Caxias.

O delegado informou que testemunhas disseram que o corpo da vítima foi encontrado na residência dela e havia marcas de tiros, inclusive, no tórax. Enquanto, o acusado fugiu em uma motocicleta. A arma utilizada no crime foi apreendida e vai ser periciada. O resultado do exame pericial será encaminhado para a Polícia Civil. A vítima deixou três filhos, que são menores de idade.

Também ainda não foi preso Paulo Sérgio Sousa Lima, de 41 anos, acusado de ter assassinado a esposa, Josélia da Silva Gomes Araújo, de 22 anos, e baleado uma criança, de 1 ano e 11 meses. O crime ocorreu no último domingo, no povoado Riacho dos Viana, zona rural de Timbiras.

Há informações que o acusado fugiu para o município de Caldas Novas, em Goiás, enquanto, a vítima estava grávida de gêmeos, de 3 meses. A criança continua internada no Hospital Regional de Timbiras e continua risco de morte.

Condenado

Francisco da Silva Sousa, Quixabá, foi condenado a 21 anos de prisão pelo assassinato da ex-companheira Silvana Lima de Sousa, de 27 anos. O julgamento ocorreu na quarta-feira, 4, no fórum da cidade de Pedreiras, e presidido pela juíza Larissa Tupinamba. Ainda contou com a participação do promotor de Justiça Gustavo Antônio Dias e a defesa do réu foi feita pelo advogado Pedro Bezerra.

Silvana Lima foi baleada quando seguia para a residência de sua mãe e estava na garupa de um mototáxi, no dia 27 de março 2016, em Trizidela do Vale. Francisco Sousa ainda arrastou a vítima pelo cabelo e, logo após, cometeu a ação criminosa.

O suspeito fugiu para a cidade de Bacabal, mas, acabou sendo preso no dia 19 de julho de 2017. Na época em que foi preso, o detido alegou que matou a ex-esposa por ciúmes e confessou que se sentia traído.

Cronologia dos casos de feminicídio ocorridos durante este ano no Maranhão

Dia 25 de janeiro: Bruna Lícia Fonseca Pereira, de 23 anos, no Vicente Fialho

Dia 7 de fevereiro: Jessimara Cristian Marques Pacheco, de 24 anos, no São Cristóvão

Dia 12 de fevereiro: Maria Vitória, de 19 anos, em Imperatriz

Dia 24 de fevereiro: adolescente, de 15 anos, em São Luís Gonzaga

Dia 1 de março: Josélia da Silva Gomes Araújo, de 22 anos, em Timbiras

Dia 3 de março: Lucidalva Rodrigues Gomes, de 31 anos, em São José de Ribamar; e Graça Carneiro Lopes, de 33 anos, no povoado Raposo, em Caxias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.