Alerta

Coronavírus: oito casos confirmados; agora com transmissão local no país

Dois dos casos estão em São Paulo e têm a ver com o primeiro caso confirmado. Brasil notifica transmissão local da doença; até esta quinta, 378 casos foram descartados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Para informar população sobre o coronavírus, o ministério  atualiza diariamente os dados na Plataforma IVIS
Para informar população sobre o coronavírus, o ministério atualiza diariamente os dados na Plataforma IVIS (coleta seletiva / lixo)

Brasília - O Brasil tem oito casos confirmados de coronavírus. Até o início da noite desta quinta-feira, 7, havia seis casos em São Paulo, sendo dois deles relacionados com o primeiro caso confirmado do estado. Os outros casos estão no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um outro caso testou positivo no Distrito Federal, mas aguarda contraprova para confirmação ou não do resultado. Com isso, o cenário nacional muda e o país passa a registrar a transmissão local da doença em São Paulo.

Outros 378 casos foram descartados em todo o Brasil. As informações foram atualizadas nesta quinta-feira, 5, em coletiva de imprensa com os dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o Brasil.

Atualmente, 32 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.

Descartados

O Ministério da Saúde informou que 378 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

NÚMEROS

8 casos confirmados, eram 3 casos no balanço de quarta-feira

3 estados têm casos confirmados: São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro; no boletim anterior, só havia casos em São Paulo

635 casos suspeitos, eram 488 no boletim anterior

378 casos foram descartados desde o início do monitoramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.