COLUNA

Composições sem força

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

As movimentações por alianças na corrida pela sucessão de Edivaldo Júnior (PDT) tem sido carregadas de jogo de cena.
Pré-candidatos estão anunciando declaração de apoio de partidos, que, na verdade, já estavam certos de compor. O exemplo mais recente é o PTC, que anunciou ontem apoio a pré-candidatura do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos).
Esta aliança já veio no “pacote” quando da negociação para a filiação do parlamentar no partido. Explica-se: o Republicanos é
comandado no Maranhão pelo deputado federal Cléber Verde. Este comando dele chegou ao PTC, antes liderado pelo deputado
Edivaldo Holanda.

Com isso, o presidente estadual do Republicanos colocou o irmão, o ex-deputado estadual Júnior Verde para
comandar a sigla.

A mesma tentativa de demonstração de força na disputa na capital foi dada pela pré-candidata do PL, Detinha.
Ela anunciou dois dias após divulgação de sua précandidatura que estava recebendo o apoio de dois partidos: o Patriota e Avante.

Acontece que as duas legendas são ligadas diretamente ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual
do PL e esposo de Detinha. No caso do Avante, o parlamentar colocou a sua indicada, secretária de Agricultura de Flávio Dino,
Fabiana Vilar, como presidente do partido. Logo, a composição PL/Avante era totalmente esperado. Assim como com o Patriota,
comandado por Marreca Filho, que segue os passos de Maranhãozinho no estado e em Brasília.

Outro apoio anunciado com festa foi do PSC a Eduardo Braide do Podemos. Esta aliança já era certa. O deputado Aluísio Mendes foi
quem articulou a ida de Braide para o Podemos logo após fechar com a direção nacional a tomada do comando do PSC no estado.
Com isso, Mendes conseguiu um partido para Eduardo Braide chamar de seu e ainda trouxe um outro para compor. Com tantas pré-candidaturas, fica difícil os postulantes conseguirem mostrar força de fato no processo eleitoral.

As alianças
Eduardo Braide conseguiu um apoio inesperado que foi o PSD de Edilázio Júnior. O pré-candidato do PCdoB, Rubens Júnior, apesar de ser o nome do governador Flávio Dino, até agora tem apoio somente do PP.

Quem ainda não anunciou apoio oficial foi o DEM, que ainda mantém o diálogo com o PDT e o PTB.

O mais provável é que as duas legendas sigam com o pré-candidato do DEM, Neto Evangelista, que ainda espera ser a opção do PSL também.

Distante
Quem ainda vai esperar muito por uma definição será Rubens Júnior.

O comunista ainda sonha em ter o PT na sua chapa.

No entanto, no partido do presidente Lula o caminho a percorrer até uma posição definitiva para o pleito de outubro ainda é longo.

Os petistas de São Luís irão se reunir hoje para iniciar o debate interno sobre as eleições na capital. Enquanto a maioria dos partidos já trabalham com alianças, o PT ainda nem se resolveu internamente.

Suspensa
O governo do Maranhão conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) suspender ação da Associação do Ministério Público que questionava a constitucionalidade da reforma da Previdência feita no estado.

Por decisão do ministro Luís Barroso, a Adin, que tramitava no Tribunal de Justiça do Maranhão, está suspensa.

Segundo análise do ministro, existem quatro outras ações que estão em tramitação no STF e, com isto, não seria competência do Tribunal de Justiça julgar a matéria.

Janela
A janela partidária já abriu e na Câmara Municipal de São Luís as movimentações dos vereadores ficaram mais intensas.

Além dos que buscam partido para conseguir as melhores condições para tentar a reeleição, tem vereador desmentido que desistirá da disputa.

Josué Pinheiro (PSDB) foi um dos apontados. Segundo o tucano, não há rumo dos boatos de que ele não tentará a reeleição. Ele se mantém em reunião com suas bases e lideranças nos bairros da capital.

Candidato de novo
Como era esperado, o PSTU já anunciou o nome de seu pré-candidato à Prefeitura de São Luís em 2020.

O sindicalista Saulo Arcângeli é que vai encarar a missão de buscar votos em um partido que, na prática, não existe já que ficou distante demais das cláusulas de desempenho previstas na legislação.

Mas como de costume, o PSTU garante que o objetivo de entrar na disputa eleitoral não é vencer nas urnas, mas mostrar a população que é preciso fazer uma revolução dos trabalhadores.

DE OLHO

5 BRS FORAM LISTADAS pelos deputados e senadores maranhenses para que o Ministério de Infraestrutura coloque-as no cronograma de melhorias das estradas federais.

Mais do mesmo
Os deputados federais e senadores do Maranhão que se reuniram com o ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, ouviram mais uma vez que as BRs que cortam o estado receberão atenção.

Os parlamentares cobraram obras não somente na BR-135, que já consumiu mais de R$ 500 milhões só de recursos de emendas parlamentares, mas também atenção para outras como as 010, 222, 226 e 316.

O único maranhense a mostrar que quer recursos para a rodoviais federais no Maranhão não depende somente da bancada foi o senador Roberto Rocha, que criticou a falta de projetos para buscar esses recursos.

E MAIS

• A revista Crusoé trouxe a informação de que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), procurou os ex-presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

• A notícia foi dada pelo jornalista Igor Gadelha, que garantiu que o democrata foi em busca de conselhos sobre a crise política entre o Legislativo e o Executivo.

•O ex-governador e ex-deputado federal Zé Reinaldo Tavares vai casar novamente. Ele vai oficializar, no sábado, 7, a união com Crisálida Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.