Estado Maior

Triste circo de horrores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Um circo de horrores foi armado no início da semana em Paço do Lumiar. No palco principal, um prefeito que não se sabe ao certo se tem ou não condições de voltar ao comando do município após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em setembro no ano passado. Como mestre de pista ou apresentadora está a primeira-dama da cidade comandando o triste espetáculo que envolve política e questões familiares.

Assim está sendo a volta de Domingos Dutra (PCdoB) à Prefeitura de Paço do Lumiar. Um prefeito, cujos relatos mostram pouca ou quase nenhuma condição de exercer o mandato, que logo na tarde após ressumir o posto, passou mal e teve de ir ao hospital. Na plateia, uma população sem ter a certeza sobre a saúde do prefeito, já que desde o início boletins médicos foram proibidos de ser emitidos para informar sobre as condições do comunista.

E comandando tudo isso, Núbia Dutra. Para fechar o quadro, a primeira-dama precisou de escolta policial para deixar o centro administrativo do município, porque populares faziam manifestação do lado de fora.

Aliado às cenas lamentáveis, tem a vice-prefeita, Paulo Azevedo, pedindo bloqueio de contas da Prefeitura e solicitando que senhas não sejam trocadas, tudo para “evitar prejuízo ao erário”.

Junta-se a tudo isso, os conflitos pessoais com um imbróglio envolvendo Núbia e os filhos do prefeito que já teve decisão judicial e denúncia na polícia de sequestro e maus tratos.

O espetáculo de horror deixa o povo de Paço do Lumiar na incerteza sobre o futuro administrativo da cidade.

Para tentar contornar, a Justiça já determinou perícia para saber das condições de Domingos Dutra, que, para muitos, está sendo tão vítima quanto a população do município.

Decisão

A decisão judicial pela perícia médica de Dutra foi do juiz Carlos Roberto de Oliveira Paula, da 2ª Vara de Paço do Lumiar.

A determinação foi dada em ação de Núbia Dutra, ainda do ano passado, que tentava provar a incapacidade do prefeito para conseguir assim sua curatela.

A primeira-dama até tentou desistir da ação, mas não conseguiu. Agora, Domingos Dutra terá de fazer exames periciais no Hospital Nina Rodrigues.

Sem informações

Sobre a ida de Dutra para o hospital, na tarde na segunda-feira, 2, após passar mal, as informações são de que o prefeito já está em casa.

Não se sabe qual foi o mal-estar sentido pelo comunista ou como está sua condição de saúde no momento.

A primeira-dama, Núbia Dutra, mantém a linha de não deixar divulgar quaisquer informações sobre o real estado de saúde do prefeito.

Sem apoio ainda

Integrantes do PL admitiram que há um acordo “em estágio avançado” com o PSL para uma aliança em apoio à pré-candidatura da deputada estadual Detinha (PL) a prefeita da capital maranhense.

Se por um lado, os liberais afirmam que um apoio está próximo, do lado do PSL, a postura é de mais cautela.

Questionado, o presidente estadual do PSL, vereador Chico Carvalho, disse que “ainda não estava nada definido”.

Conversas

O presidente do DEM no Maranhão, Juscelino Filho, disse à coluna que a sigla ainda está “em conversas” com o PDT e o PTB para o fechamento de aliança em torno da pré-candidatura do deputado estadual Neto Evangelista (DEM) na capital.

Nas últimas horas, a aliança foi dada como certa. Apesar do receio, para ser selado o acordo, faltam apenas questões “protocolares”.

O DEM busca ainda aglutinar outros acordos. Um deles é o do MDB.

Pouco tempo

O deputado estadual Wellington do Curso ainda adota o discurso de que é pré-candidato pelo PSDB, apesar de o partido ter admitido possibilidade de aliança com o Podemos.

À coluna, o parlamentar disse que ainda aguarda por uma conversa com o senador Roberto Rocha, líder do partido no Estado.

Aos poucos, Wellington vai percebendo que é melhor permanecer onde está, do que buscar uma “aventura” neste momento em outra sigla, já que o prazo para troca de partido é de 30 dias.

De olho

R$ 7 milhões é o valor já empenhado pelo governo estadual para os caixas de escolas públicas do Maranhão em 2020. Até o momento, não foi repassado qualquer valor às unidades de ensino.

Mais dados ruins

O deputado César Pires (PV) mostrou mais um triste dado sobre o Maranhão. Em discurso na Assembleia, o parlamentar o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Lideranças Políticas (CLP) mostrou o Maranhão na 26ª posição, à frente somente do Acre.

É mais um número que mostra que o estado somente tem descido e ocupado últimas posições.

- Mais uma vez os números nos revelam o baixo desempenho, a ineficiência e a ineficácia do governo Flávio Dino - disse César Pires.

E mais

- A janela partidária para vereadores trocarem de partido sem precisar sofrer sanções de suas legendas começa amanhã e fica aberta até o dia 3 de abril.

- Em São Luís, pelo menos cinco vereadores vão consolidar a troca de partido de origem. Entre eles o vice-presidente da Casa, Astro de Ogum.

- A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Iphan, deu início à assinatura de serviços para a recuperação de praças como João Lisboa e ainda o Largo do Carmo, no Centro da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.