COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Uma obra história para São Luís foi iniciada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Há muito esperada pela população, começou as reformas da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Executada pela Prefeitura de São Luís a obra conta com a parceria do IPHAN. Sem dúvida um grande presente para São Luís e para turistas que visitam a cidade. A entrega da obra está prevista para o final deste ano
Uma obra história para São Luís foi iniciada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Há muito esperada pela população, começou as reformas da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Executada pela Prefeitura de São Luís a obra conta com a parceria do IPHAN. Sem dúvida um grande presente para São Luís e para turistas que visitam a cidade. A entrega da obra está prevista para o final deste ano

Letras Jurídicas
A Academia Maranhense de Letras Jurídicas está sob nova direção para o biênio 2020 – 2022. O novo Presidente, eleito por aclamação de todos os membros foi o advogado Júlio Moreira Gomes Filho.
Na solenidade de posse o novo Presidente prometeu continuar os trabalhos em prol do fortalecimento da entidade.
Fundada em fevereiro de 1986, a Academia Maranhense de Letras Jurídica está sediada nas dependências da OAB/MA e tem
como objetivo congregar juristas maranhenses, notadamente aqueles que têm obras publicadas na área jurídica, estimular a pesquisa e premiar aqueles que se destacam como operadores do Direito no Estado do Maranhão.

Projeto de requalificação
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, bateu o martelo e vai requalificar a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a Rua de Nazaré, dando continuidade ao amplo programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís.
Os serviços serão executados em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O novo projeto arquitetônico reconfigurará aquela região, desde a malha viária até a relação dos transeuntes com o espaço.
O tráfego original entre a Avenida Magalhães de Almeida e a Rua do Egito será recuperado e todos os monumentos históricos serão
restaurados.

Um alerta
Semanas depois do surto do novo coronavírus deixar o mundo em constante alerta, no Maranhão levantou-se suspeita sobre dois casos.
No entanto, após alguns dias de investigação, foi constatado que uma das pacientes, atendida na UPA do Vinhais, estava, na verdade, com o vírus H1N1 (Influenza A), que também já assustou o mundo quando, em 2009, a Organização Mundial da Saúde declarou
pandemia mundial da doença.
Somente este ano, já foram registrados nove casos de H1N1 no território maranhense, com uma morte.
Em relação à higiene preventiva, as recomendações são similares às de prevenção ao coronavírus, como lavar as mãos várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel.

Visão de Investimentos
Profissionais da área financeira e gestão de recursos, Isabel Ramos e Pedro Menezes, estarão em São Luís, dia 11 de março, para apresentar a palestra “Visão de Investimentos para 2020”.
Com mais de 30 anos de experiência na área, Isabel e Pedro vêm a convite da Alphaways Investiments, assessoria de investimentos de alto nível, credenciada à XP Investimentos.
O evento, exclusivo para clientes e convidados, será realizado no Hotel Luzeiros, na noite de 11 de março.

Orquestra Jovem
O Teatro Arthur Azevedo receberá, nesta sexta-feira, os músicos da Orquestra Jovem do Maranhão, que apresentarão “The Concert”, um concerto com o melhor do repertório romântico.
Nos últimos anos, a orquestra tem levado centenas de pessoas ao teatro para desfrutar da boa música e da criatividade dos concertos, que contam com novidades a cada apresentação.
Os músicos estarão caracterizados como personagens de filmes como “Pantera Negra”, “Homem Aranha” e “Frozen”.
Do clássico às canções contemporâneas, a versatilidade da Orquestra Jovem do Maranhão mais uma vez será conduzida pelo maestro

Missas sem mãos Dadas
A Igreja Católica está orientando padres e fiéis a mudarem, por um tempo, hábitos milenares em missas. Dentre as alterações, estão: evite abraçar, apertar as mãos, dar as mãos durante o pai-nosso e receber hóstia direto na boca. Outra medida a ser pensada é fazer o sinal da cruz sem a água benta na entrada da igreja. É uma questão de corresponsabilidade pela saúde de quem está na celebração.

TRIVIAL VARIADO
É a Oficina de Eventos, empresa de cerimonial de Elda Damasceno e Luciana Pereira, que está fazendo as confirmações de presença na cerimônia de casamento de Crisálida e José Reinaldo Tavares, próximo sábado, dia 7, às 20h, na Class Eventos.

Avanços tecnológicos vão assustar nas campanhas eleitorais. A deepfakes utilizam recursos de inteligência artificial e edição de efeitos visuais para simular presença, ação ou fala de pessoas em vídeos extremamente reais. Há ainda as cheapfakes, versões mais toscas
e improvisadas.

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de Resolução Legislativa que concede a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual Edmar Cutrim.

Boleros, valsas, tangos e outras músicas românticas da era de ouro do rádio serão exaltadas no show-baile com o cantor Almeida Marcus e convidados especiais neste sábado, no Grêmio Lítero Recreativo Português da Praça João Lisboa.

Deputados estaduais maranhenses formaram uma comissão parlamentar de inquérito para apurar as denúncias de irregularidades na
rede de ensino privada.

Uma lei que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, sugere punições mais rápidas a torcedores e clubes que despeitarem jogadores com expressões racistas nos jogos de futebol. De acordo com o projeto de lei, os torcedores e clubes seriam punidos tanto pela justiça desportiva como pela justiça comum.

Começou a campanha Março Lilás, promovida pela Fundação Antonio Dino, de conscientização e combate ao câncer de colo de
útero.

Aos que vacilam em assumir candidaturas este ano, dirigentes partidários dizem e repetem: “É o momento do cavalo selado. Passou na frente tem de ser montado, porque não volta.”

Voltado para profissionais e estudantes, além de profissionais da área da saúde em geral e coachs, o Curso Intensivo de Terapia Cognitivo-Comportamental já tem data: dias 20, 21 e 22 de março. E contará com a presença de profissionais renomados de São
Paulo e São Luís e será realizado no auditório da TAU, na Ponta do Farol.

Mão única: quando o número de acidentes sobe, a culpa é dos motoristas; quando cai, o mérito é das autoridades.

Muito festejados pelos amigos, ontem, os estimados Zeca Belo e Armando Ferreira. Eles mudam de idade em 3 de março. Hoje é a
vez de Itaquê Mendes Camara, que sempre celebra a data em grande estilo.

O presidente Jair Bolsonaro aprendeu que a única autoridade que governa o caminho é Sua Excelência, o Fato. Por isso, cria um por dia, mesmo que venham raios e trovoadas.

Departamento das trocas: estão prontos os ternos e os vestidos adequados para pular. A janela partidária será aberta hoje e só fechará a 3 de abril.

Avanços tecnológicos vão assustar nas campanhas eleitorais. A deepfakes utilizam recursos de inteligência artificial e edição de efeitos visuais para simular presença, ação ou fala de pessoas em vídeos extremamente reais. Existem também as cheapfakes, versões
mais toscas e improvisadas.

DE RELANCE

Ouvidoria Itinerante
A sexta edição do projeto “Ouvidoria Itinerante” atenderá no Fórum de Caxias, dias 10 e 11 de março, enquanto o Fórum de Vargem Grande receberá os moradores da comarca e região no dia 13, no mesmo horário. A população dos municípios que integram as comarcas de Caxias e Vargem Grande poderá dialogar diretamente com o ouvidor-geral do Poder Judiciário do Maranhão, desembargador José Luiz Almeida, e com a equipe da Ouvidoria. O projeto oferece atendimento personalizado, em sala reservada, às partes de processos, advogados, servidores e demais cidadãos. Poderão ser apresentados ao ouvidor-geral pedidos de informação,
denúncias, sugestões, reclamações ou elogios acerca dos serviços prestados pelo Judiciário estadual, na Justiça Comum, Juizado Especial e Serventias Extrajudiciais.

Ouvidoria Itinerante 2
As manifestações apresentadas pelos jurisdicionados, servidores e juízes durante o evento serão encaminhadas aos setores competentes do Judiciário. Os questionamentos serão esclarecidos em tempo hábil e os interessados serão informados sobre os resultados de suas sugestões e reclamações. Caso a demanda seja de competência de outro órgão, a Ouvidoria providenciará o envio à instituição
competente.

Prova do Paes
A Universidade Estadual do Maranhão realiza, no próximo domingo, a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020 exclusivo para Curso de Formação de Oficiais Polícia Militar e Bombeiro Militar, na modalidade Pessoas com Deficiência. Os 31 inscritos disputam quatro vagas para o Curso de Formação de Oficiais, das quais duas vagas para a PMMA e duas para o CBMMA.
No dia do certame, os portões serão abertos ao meio-dia.
Conforme o edital, o candidato deverá se apresentar no local de prova portando documento de identificação com foto.

Reforma Tributária
A Comissão Mista da Reforma Tributária do Senado começa os trabalhos hoje. Criada em uma solenidade na Presidência do Senado no dia 19, a comissão será composta por 25 senadores e 25 deputados. Para elaborar sua proposta de reforma tributária, os parlamentares terão como base as propostas de emenda à Constituição sobre o tema que tramitam na Câmara e no Senado. Além disso, o governo também deve enviar uma proposta para o Congresso.

Faculdade de Tributação
No próximo dia 12 de março, a Faculdade Brasileira de Tributação chega oficialmente a São Luís. O lançamento da unidade na capital do Maranhão, em parceria com a L2F Expertise, acontecerá por meio da palestra “Plano de Recuperação Fiscal – O que é e qual a sua importância”, a ser ministrada por Felipe Ferreira Silva, João Carlos Miranda e César Peres. A instituição atua com foco em apresentar as melhores soluções nas áreas financeira, tributária e societária, visando gerar resultados de grande impacto para as empresas e para a sociedade por meio da qualificação e capacitação que oferece.

Modelo vindo de fora
O Diário de Pernambuco, editado no Recife, publicou anteontem artigo assinado pelos governadores Camilo Santana, do Ceará; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Paulo Câmara, de Pernambuco, e Eliane Aquino, vicegovernadora de Sergipe. Relatam a visita que fizeram a Singapura, no ano passado, e as experiências que pretendem aplicar em seus estados.

Mundo das hipóteses
Notícias que jamais serão publicadas: 1ª) Prefeitura vai baixar taxas e impostos de imóveis que perderam valor com as políticas públicas que não funcionam; 2ª) Admitindo que a segurança falhou, a Prefeitura apresentou lei para isentar de impostos imóveis localizados em áreas de perigo.

Perda de tempo
O plenário do Supremo Tribunal Federal vai analisar se é constitucional a regra do Código de Trânsito Brasileiro que pune o motorista que se recusa a fazer o teste do bafômetro.
Quem dirige embriagado põe em risco a vida de outros. É o suficiente para levar direto à cadeia até se curar.

Para escrever na pedra:
“A melhor frase de amor é aquela que os olhos dizem o que a boca não consegue expressar”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.