Coronavírus

Coronavírus é mais letal do que gripe, mas possível de conter, diz OMS

O número de infecções diárias novas no exterior já ultrapassa o de casos novos na China, com destaque para Coreia do Sul, Itália e Irã; China continental redução nos infectados.

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

GENEBRA - Cerca de 3,4% das pessoas confirmadas com Covid-19 morreram, muito acima da taxa de mortalidade da gripe sazonal, que fica abaixo de 1%, mas o novo coronavírus pode ser contido, disse o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta terça-feira.

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse em uma entrevista coletiva em Genebra: “Para resumir, o Covid-19 se espalha menos eficientemente que a gripe, a transmissão não parece ser conduzida por pessoas que não estão doentes, causa uma doença mais grave que a gripe, ainda não existem vacinas ou tratamento, e pode ser contido.”

Tedros disse também que conversou com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), sobre os Jogos de Tóquio 2020, que estão previstos para julho. “Acho que decidir agora seria cedo demais, seria bom monitorar a situação”, disse.

Apelo aos chineses

Autoridades da China pediram nesta terça-feira aos chineses que estão no exterior para reavaliar ou minimizar os planos de viagem, uma vez que a epidemia de coronavírus está se espalhando pelo mundo e provocando um aumento de casos importados no país.

Viajantes de países com surtos graves de coronavírus que chegam à província de Guangdong, uma potência econômica e exportadora do sul da China, precisam se submeter a uma quarentena de 14 dias, noticiou a mídia estatal nesta terça-feira.

O polo financeiro de Xangai também exigirá que todas as pessoas, independentemente da nacionalidade, permaneçam em quarentena por duas semanas se tiverem viajado para uma cidade de um país com “condições relativamente graves do vírus”, disse uma autoridade.

Dandong, cidade do norte chinês na divisa com a Coreia do Norte, disse que examinará todos os visitantes que chegaram a partir de 12 de fevereiro. Aqueles que chegaram a partir de 28 de fevereiro serão examinados em hotéis designados onde podem ficar em quarentena se estiverem infectados.

“Estamos tentando nos distanciar do vírus, mas o que não se pode romper são os relacionamentos de carne e osso entre os chineses no exterior e suas famílias em suas cidades-natais”, disse o governo do condado de Qingtian, da província de Zhejiang, no sudeste.

Ele acrescentou que as viagens são a maneira mais fácil para as infecções cruzadas ocorrerem, e que ficar em casa é a “melhor forma de proteção”. “Em nome da saúde e da segurança de suas famílias, fortaleçam nossas precauções, decidam cuidadosamente seus planos de viagem e minimizem a mobilidade”.

A China continental confirmou 125 casos novos de coronavírus na segunda-feira, disse a Comissão Nacional de Saúde nesta terça-feira - menos que os 202 casos diários vistos anteriormente e a menor cifra desde que a entidade começou a publicar dados nacionais em janeiro. Excluindo os casos da província de Hubei, onde o surto começou, surgiram 11 casos novos na China continental na segunda-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.