Editorial

Ações para conter coronavírus no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A preocupação da população com o novo coronavírus ou Covid-19 é evidente e não é para menos. Os dois casos confirmados no Brasil levaram as pessoas a acender o sinal de alerta da prevenção e buscar formas de se proteger. Mesmo em estados como o Maranhão, onde não há casos da doença, todos buscam máscaras, álcool gel e outras formas de proteção contra o vírus, até porque prevenir, como diz o ditado popular, é o melhor remédio.

E a mobiliação é de todos, população e autoridades. Na outra ponta desse cenário de preocupação, o Ministério da Saúde anunciou que vai ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus em todo o território nacional. Dessa forma, nas próximas semanas, serão distribuídos 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para detectar a presença do COVID-19.

O plano é, gradativamente, ampliar a ação para todos os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) do país. O Ministério da Saúde também vai capacitar todos os laboratórios centrais do país para aumentar a vigilância para a doença.

Nesse primeiro momento, estão sendo distribuídos 10 mil kits de diagnóstico aos LACENs do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Todas as regiões do país receberão o material.

A produção e distribuição dos testes, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, por meio do laboratório de Biomanguinhos, estava programada para ser iniciada ainda nesta quarta-feira (4). O prazo, segundo o ministério, é de 20 dias para que todos os laboratórios centrais do país estejam fazendo o teste específico para o novo coronavírus.

A medida é necessária, para aumentar o alcance do trabalho de análise de casos suspeitos e, assim, ampliar a contenção do vírus dentro do país, pois antes da ação apenas quatro laboratórios realizam o teste para diagnóstico do coronavírus, sendo eles os de referência nacional, Fiocruz, no Rio de Janeiro, Instituto Evandro Chagas (IEC) no Pará, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O Laboratório Central de Goiás, por fazer o exame específico para coronavírus dos brasileiros repatriados da China e que ficaram na base aérea de Anápolis, também foi capacitado para realização do exame de detecção do coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é que os laboratórios que receberem os kits estejam prontos para iniciar o diagnóstico para o coronavírus em até 20 dias. Vale destacar que o laboratório de Biomaguinhos, afora o teste diagnóstico do protocolo de Berlim, também iniciará a produção de três mil testes do protocolo CDC, para serem utilizados apenas como contraprova.

É bom ficar atento também caso tenha feito viagem a países com casos de coronavírus confirmados. Mas, somente se apresentar sintomas como febre, tosse ou dificuldade de respirar, o indivíduo deve procurar uma unidade de saúde e reportar todos os detalhes da viagem.

Para enfrentar as dúvidas que possam surgir, o melhor é buscar informação autorizada. Por isso, o Ministério da Saúde disponibiliza esclarecimentos sobre a doença em seu site (www.saude.gov.br/coronavirus). A população também pode se informar pelo telefone 136.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.