Cinema

Último mês para inscrições no Festival Guarnicê de Cinema

Interessados em inscrever produções podem fazê-lo até dia 27 de março; evento correrá em junho em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Festival Guarnicê de Cinema acontecerá de 5 a 11 de junho em São Luís
Festival Guarnicê de Cinema acontecerá de 5 a 11 de junho em São Luís (cinema)

São Luís - As inscrições para a 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema entram no último mês e os interessados têm até o dia 27 de março para enviarem suas propostas. As inscrições estão abertas para mostras competitivas nacionais nas categorias filmes longa-metragem e curta-metragem.

Os realizadores maranhenses podem concorrer em mais quatro categorias: curtíssima-metragem, videoclipes, reportagens televisivas e filmes publicitários. A temática é livre e podem participar filmes finalizados a partir de outubro de 2018.

O evento, que acontecerá de 5 a 11 de junho em São Luís, dispõe o regulamento e a ficha de inscrição no site guarnice.ufma.br. O festival difunde as produções audiovisuais e promove o intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa.

Os filmes serão selecionados pela Comissão de Pré-seleção, formada por pessoas de reconhecida competência na área de cinema, que não tenham ligação com nenhum dos filmes concorrentes. De acordo com o edital, o resultado será divulgado até o dia 15 de abril.

Entre as premiações oficiais estão a de melhor longa nacional, que receberá o Troféu Guarnicê mais R$ 23 mil, dedutíveis de impostos; melhor curta nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil, também dedutíveis de impostos, e o Prêmio Assembleia ao melhor filme realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de 10 salários mínimos, também dedutíveis de impostos.

Com realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), o Guarnicê tem apoio de instituições públicas e empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.