Literatura

Romance e humor em livro

De autoria de Napoleão Sabóia, "O Senhor da Festa" mescla realidade e ficção para contar boas histórias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Napoleão Sabóia é autor de  “O Senhor da Festa”
Napoleão Sabóia é autor de “O Senhor da Festa” (Napoleão Sabóia)

São Luís - O jornalista e escritor Napoleão Sabóia foi buscar inspiração nas próprias vivências para escrever o livro “O Senhor da festa”. Trata-se uma ficção que mescla, sempre com bom humor, episódios passados entre o Maranhão, estado no qual começou a carreira, e as cidades de São Paulo e Paris, nas quais viveu parte de sua vida. O livro foi lançado ano passado em São Paulo e chega ao mercado pelo selo da Desconcertos Editora.

O romance humorístico traz a história de uma vida de mudanças repleta de diversão e situações curiosas, que vão levar o leitor a dar boas risadas. “Demorei quase três anos para escrever o livro que não traz inspiração em personagens reais, mas a composição, fusão de elementos de diversas individualidades”, aponta o escritor.

No livro, o personagem-narrador, Charlô, começa contando as memórias de uma infância de aventuras e permeada de personagens divertidos e cheios de carisma. Um início festivo de uma vida de grandes adaptações. O personagem sai do Maranhão, passa por São Paulo, muda-se para a Europa, fica um período em Portugal, até que decide se estabelecer na França.

Segundo Napoleão Sabóia, o livro, romance humorístico ou história de humor, segundo as definições da crítica, é uma mistura de realidade autobiográfica e de ficção. “Só que na parte de realidade, o ficcional prevalece de forma esmagadora. Assim, as situações, episódios, os fatos reais são completamente transformados, transfigurados, reinventados. Precisamente Para libertar a imaginação das amarras da historia verdadeira, mudei “rebatizei” Rosário - a cidade - berço da narrativa - que passou a se chamar Madalena. Em suma, a imaginação predomina de ponta a ponta”, conta o autor.

Cada capítulo traz uma história engraçada ou episódio maluco, inusitado. Para ele, no livro, o humor é muito mais forte do que a pimenta. “Com essa exigência radical: o respeito absoluto pela mulher. A mulher é soberana a começar pela alcova!”.

Lançamento

“O Senhor da Festa” teve seu primeiro lançamento pela Desconcertos Editora no dia 27 de novembro, em São Paulo, no Quinto Pecado Café e Bistrô. Além da obra divertida e imperdível, o lançamento teve clima de grandes encontros. O escritor Napoleão Sabóia reside no Rio de Janeiro, e aproveitou o momento para confraternizar com os amigos de São Paulo com quem tem enorme ligação. Ainda não há previsão de novo lançamento, mas o autor pretende fazer eventos de lançamento em São Luís, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo deste ano.

Saiba Mais

“O Senhor da festa” traz episódios cheios de humor de uma vida entre o estado do Maranhão, a cidade de São Paulo e Paris. A história do livro é uma ficção com inspiração nas aventuras do próprio autor pelo mundo. Em muitos momentos, o leitor se pergunta o que realmente aconteceu e o que foi inventado.

Napoleão Sabóia é maranhense-cearense, começou sua carreira em São Luís, no jornal O Imparcial, ainda circulando e pertencente à cadeia dos Diários Associados. Foi em seguida, repórter político da Folha de São Paulo, antes de mudar-se para Paris, onde colaborou para a Rádio França Internacional, para a Veja e iniciou sua longa experiência de mais de 20 anos como correspondente do Jornal da Tarde e do Estadão. Atendia às demandas das diversas editorias dos dois jornais, mas a ênfase maior de seu trabalho recaía sobre a parte cultural.

Napoleão guarda ainda bem viva no espírito a fibra entusiasta de haver vivido entre o JT e o Estado a mais bela página de sua trajetória profissional. Mora atualmente no Rio de Janeiro, mas decidiu fazer o lançamento do novo livro em São Paulo, onde nutre muitas amizades de uma vida ligada ao jornalismo paulista.

Serviço

O quê

Livro “O Senhor da Festa”, de Napoleão Sabóia

Editora

Desconcertos Editora

Vendas

No site

Preço

R$ 42,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.