Libertadores

Com seu ataque sem pontaria, Santos estreia na Libertadores

Com time bastante irregular neste início de temporada, principalmente no setor defensivo, o Peixe começa sua caminhada na competição continental diante do Defensa y Justicia, na Argentina

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O técnico português Jesualdo Ferreira tem sofrido pressão por causa da má campanha do Peixe
O técnico português Jesualdo Ferreira tem sofrido pressão por causa da má campanha do Peixe (Jesualdo Ferreira )

SANTOS - Irregular neste começo de temporada, ainda que seja o líder do seu grupo no Campeonato Paulista, o Santos inicia nesta terça-feira (3) a sua trajetória na Copa Libertadores precisando melhorar a produção ofensiva em duelo com um novato na competição. A partir das 19h15, o time visita o argentino Defensa y Justicia, no Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, nos arredores de Buenos Aires.

Santos e Defensa y Justicia fazem parte do Grupo G, que também conta com o Olímpia e o Delfin, do Equador. E ambos se classificaram para a disputa do torneio continental depois de serem vice-campeões brasileiro e argentino, respectivamente, na última temporada.

Essa coincidência, porém, se opõe a trajetórias bem diferentes. Afinal, enquanto o Santos é um protagonista histórico da Libertadores, com títulos conquistados em 1962, 1963 e 2011, além do vice-campeonato de 2003, enquanto o Defensa y Justicia fará a sua estreia na competição.
Apesar do histórico positivo, o Santos faz um início de temporada bastante apagado. O time somou apenas 50% dos pontos disputados nas oito primeiras rodadas do Campeonato Paulista, com só três vitórias, desempenho que até é suficiente para colocar o time na liderança do seu grupo, o A, mas já colocou o técnico Jesualdo Ferreira sob pressão.

Esse cenário foi em parte amenizado pela atuação no empate por 0 a 0 com o Palmeiras, no último sábado, mas o clássico também expôs um dos principais problemas da equipe em 2020, a fragilidade do setor ofensivo, com apenas seis gols marcados. E não fez nenhum nas últimas três partidas.

Desempenho

Melhorar o desempenho do ataque será fundamental para o time ter êxito na volta à Libertadores após ficar fora da competição em 2019. Mas os maiores problemas para Jesualdo escalar o time estão no sistema defensivo, que sofreu baixas na partida contra o Palmeiras, sendo a principal delas o volante Alison, que nem viajou para a Argentina por causa de dores no joelho direito. Nesse caso, Jobson é o favorito para substituí-lo, como ocorreu no clássico.

O lateral-esquerdo Felipe Jonatan também se lesionou - sofreu um trauma no tornozelo esquerdo -, mas está em tratamento para encarar o Defensa y Justicia. E a sua ausência forçaria uma improvisação, do zagueiro Luan Peres, pois o elenco não conta nesse momento com outro jogador da sua posição. Mas a tendência é que o lateral tenha condições de atuar.

Rival do Santos nesta terça, o Defensa y Justicia é dirigido por Hernán Crespo, um histórico artilheiro argentino. Ele é o sucessor de Sebastián Beccacece, que trocou o clube pelo Racing após conduzi-lo ao vice-campeonato nacional na temporada 2018/2019.

E o time vem de bom resultado no fim de semana, tendo empatado por 1 x 1 no Monumental de Nuñez com o River Plate, um resultado que embolou a briga pelo título nacional na Argentina.

FICHA TÉCNICA

DEFENSA Y JUSTICIA-ARG X SANTOS-BRA

Local: Estádio Norberto Tomaghello, em Buenos Aires (ARG)
Data: 3 de março de 2020 (terça-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán e Carlos Barreiro (URU)

DEFENSA Y JUSTICIA: Unsain; Breitenbruch, Frias e Rodríguez; Mainero, Cardozo, Acevedo e Benítez; Pizzini, Lucero e Botta
Técnico: Hernán Crespo

SANTOS: Everson, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Soteldo; Yuri Alberto e Eduardo Sasha
Técnico: Jesualdo Ferreira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.