Criminalidade

Cinco casos de feminicídio registrados este ano no Maranhão

Dois casos foram registrados na Grande Ilha e o último registro foi no domingo, 1, em Timbiras

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Josélia da Silva Gomes Araújo, morta em Timbiras
Josélia da Silva Gomes Araújo, morta em Timbiras (Josélia)

SÃO LUÍS - Cinco feminicídios já ocorreram durante este ano no estado e, entre os casos, dois registrados na Grande Ilha. A polícia ainda ontem estava realizando incursões no interior com o objetivo de efetuar a prisão de Paulo Sério Sousa Lima, de 40 anos, acusado de ter atirado nas costas da sua companheira, Josélia da Silva Gomes Araújo, de 22 anos, e na filha dela, uma criança, de 1 ano e 11 meses. O crime ocorreu durante a noite do último dia 1, no povoado Riacho dos Vianas, zona rural de Timbiras.

O caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia Regional de Codó. O delegado Gilvan Lucas de Sousa informou que o acusado sentia ciúmes da jovem. No dia do crime, ele de posse de uma espingarda atirou nas costas de Josélia da Silva e ainda baleou a criança na mão. Logo após, ele tomou rumo ignorado.

As duas vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Timbiras onde passaram por tratamento cirúrgico. Mas, na madrugada de segunda-feira, 2, Josélia da Silva veio a falecer, enquanto, a outra vítima, segundo a polícia, não corre mais risco de morte.

O velório e o sepultamento da jovem ocorreram ontem na cidade. A polícia está realizando rondas em Timbiras e nas cidades adjacentes para prender o criminoso, que vai responder pelos crimes de feminicídio e tentativa de homicídio.

Prisão

No último dia 26 foi preso em cumprimento de ordem de prisão Diego Monteiro, Dudu, de 32 anos. A delegada da Mulher de Bacabal, Maria Augusta, declarou que Dudu é acusado de ter agredido fisicamente e assassinado a golpes de faca a própria companheira, uma adolescente, de 15 anos.

O corpo dela foi encontrado em uma estrada vicinal, no povoado Santo Américo, em São Luís Gonzaga, no dia 24 de fevereiro deste ano. A polícia prendeu o suspeito nessa cidade e encaminhado para Bacabal onde prestou esclarecimento sobre o caso. Em seguida, ele foi encaminhado para o presídio Piratininga, em Bacabal. “O criminoso negou o caso e existe a possibilidade desse crime ter tido a participação de outras pessoas”, contou a delegada.

Mais ocorrência

Já o ex-presidiário José Mauro foi preso em flagrante na noite do dia 12 de fevereiro deste ano, no bairro Lagoa Verde, em Imperatriz, acusado de ter assassinado a tiros a sua companheira, Maria Vitória, de 19 anos. O corpo dela foi encontrado debaixo da cama.

A polícia informou que os militares prenderam o acusado na porta de sua residência e ele confessou ter matado a mulher a tiros. Os policiais acharam o corpo da vítima enrolado em um lençol debaixo da cama e havia marcas de tiros.

Também no local, foram encontrados a arma utilizada no crime, vários celulares e aparelhos de academia, que, segundo a polícia, provenientes de roubo. Ainda segundo a polícia, a vítima era paraense e que o casal estava morando nesse local há menos de uma semana. Anteriormente, eles residiam em um condomínio, na Rua São Pedro, em Imperatriz.

Grande Ilha

Dois casos de feminicídio foram registrados na Grande Ilha somente neste ano. Um dos suspeitos, o paulista de Guarulhos Allef Gonçalves Araújo, de 24 anos, foi encaminhado no dia 13 do mês passado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ele declarou, em depoimento, que não tinha a intenção de assassinar a namorada, a maranhense Jessimara Cristian Marques Pacheco, de 24 anos. Ela foi encontrada morta com sinais de estrangulamento, no dia 7 de fevereiro deste ano, no banheiro de um hotel, no bairro do São Cristóvão.

A delegada Viviane Fontenelle, que está coordenando a investigação desse caso, informou que Alleff Gonçalves foi preso no dia 12 de fevereiro, em um shopping da capital. Ele residia na cidade paulista de Guarulhos e que conheceu a vítima por meio de um jogo da internet, denominado Perfect World, há quatro anos. Eles, então, começaram a manter uma relação utilizando a rede social e mensagens de aplicativo. No dia 10 de janeiro deste ano, Allef veio para São Luís, sem informar a seus parentes.

Ainda ontem o soldado Carlos Eduardo Nunes Pereira, de 30 anos, estava preso no comando da Polícia da Militar, no Calhau, acusado de assassinar a tiros a ex-companheira, Bruna Lícia Fonseca Pereira, de 23 anos; e o suposto amante dela, José William dos Santos Silva, de 24 anos. O crime ocorreu na tarde dia 25 de janeiro, no apartamento de Bruna Lícia, no bairro Vicente Fialho. O soldado foi indiciado pelos crimes de feminicídio e homicídio qualificado e poderá ir a juri popular.

Número

5 casos de feminicídio já ocorreram durante este ano no Maranhão

Cronologia dos fatos

Dia 25 de janeiro: Bruna Lícia Fonseca Pereira, de 23 anos, no Vicente Fialho

Dia 7 de fevereiro: Jessimara Cristian Marques Pacheco, de 24 anos, no São Cristóvão

Dia 12 de fevereiro: Maria Vitória, de 19 anos, em Imperatriz

Dia 24 de fevereiro: adolescente, de 15 anos, em São Luís Gonzaga

Dia 1 de março: Josélia da Silva Gomes Araújo, de 22 anos, em Timbiras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.