Estado Maior

Áudios, mensagens e negação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Depois de semanas em silêncio, apesar de áudios e mensagens serem divulgadas em blogs, jornais, rádios e redes sociais, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) decidiu se pronunciar. Ele negou que o conteúdo, que envolvia uma série de condutas nada politicamente corretas (como homofobia e assédio moral), seja verdadeiro.

Segundo o parlamentar, existe manipulação das mensagens e áudios e por isso são falsas. Negar tantas condutas erradas, já era o esperado.

Assim como era esperado que a política fosse a causa para toda a divulgação das mensagens e áudios. Segundo o republicano, seus adversários atrelados à “velha política” política é que armaram para tentar atrapalhar a sua pré-candidatura.

O deputado não citou nomes, mas desde que assumiu o mandato tem feito uma coleção de inimigos, principalmente, os aliados do Palácio dos Leões.

Não é novidade que Rubens Júnior (PCdoB), Neto Evangelista (DEM) e Yglésio Moyses (Pros) já protagonizaram uma “guerrinha” com fogo amigo nas redes sociais com Duarte Júnior.

Diante de tantas evidências e da negativa do parlamentar, o ideal é que o caso seja acompanhado de perto pelos órgãos de fiscalização.

De volta

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), retornou ontem ao mandato com direito a música gospel e orações.

O retorno do comunista a Prefeitura também teve direito a descontentamento da filha de Dutra, Nathália Dutra, que alega que o pai não tem condições de gerir a cidade.

Este capítulo é mais um do imbróglio familiar que veio a público desde que Domingos Dutra sofreu um Acidente Vascular Cerebral em setembro do ano passado.

Constrangimentos

Ao reassumir o mandato, Dutra fez uma série de exoneração no secretariado do município. A assinatura nos atos de exoneração é contestada pela filha do prefeito que alega ser falsificada.

E devido às condições limitadas do comunista, a vice-prefeita, Paula Azevedo, enviou ofício ao Banco do Brasil para solicitar que pedidos de trocas de senhas ou quaisquer movimentações financeiras não sejam aceitas se não tiver a assinatura dela.

Segundo a vice-prefeita, a medida é para evitar prejuízo ao erário. Ao que tudo indica, esta novela em Paço do Lumiar ainda terá muitos tristes e constrangedores capítulos.

Será que vai?

Está prevista para hoje, às 17h, a reunião entre a bancada maranhense em Brasília e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Em pauta, a situação das estradas no Maranhão.

O encontro foi acertado no último dia 18 após deputados e senadores reunirem-se com a direção do DNIT. A situação da BR-135 é a que mais preocupa os parlamentares.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro usou no fim de semana as redes sociais para destacar “obras” na rodovia.

Negou

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), entrevistado no programa "Poder em Foco" na madrugada de ontem, 2, disse que não recebeu convite para se filiar ao PT.

Segundo ele, ainda que houvesse, seria incompatível com o seu atual cargo ocupado na Executiva Nacional comunista.

A declaração do gestor ocorre após o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, rechaçar qualquer possibilidade de um convite de sua parte para que um membro do PCdoB se filie à legenda dos trabalhadores.

Mais aliança

Está previsto para hoje o anúncio pelo PL de mais uma aliança consolidada para a pré-candidatura da deputada estadual, Detinha (PL) a prefeita da capital maranhense.

Avante e Patriota estão assegurados no palanque liberal. O acordo entre PL e Podemos, por exemplo, que quase se consolidou, parece mesmo mais distante.

O Podemos consolidou apoios do PSD e PMN para a candidatura do deputado federal Eduardo Braide.

De olho

R$ 500 milhões é o valor já destinado em emendas para a duplicação da BR-135, que mais uma vez será pauta de reunião entre membros da bancada maranhense em Brasília e o ministro da Infraestrutura, Tárcisio de Freitas.

Terceira via

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PV, Adriano Sarney, tem intensificado o contato com líderes partidários para a formação de uma aliança para as eleições municipais deste ano.

As articulações com o PSL, presidido pelo vereador Francisco Carvalho, tem avançado.

De acordo com analistas, a formalização desse apoio seria suficiente para uma candidatura altamente competitiva, figurando como uma terceira via, diante da polarização provocada pelo Palácio dos Leões na sucessão municipal.

E mais

- O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, estará em São Luís na próxima quinta-feira, 5, para tratar sobre o Conselho da Amazônia Legal.

- Ele terá uma agenda com o governador Flávio Dino. A reunião se deve porque o Maranhão é um dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal.

- Mourão preside o Conselho, que por decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, retirou os governadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.