Eleições 2020

PT reunirá filiados para iniciar debate sobre as eleições em São Luís

Partido vai se reunir na quinta-feira, 5, para iniciar a discussão sobre a eleição na capital; petistas debaterão candidatura própria ou aliança com outra sigla

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Presidente municipal do PT, vereador Honorato Fernandes, vai coordenar o primeiro encontro da sigla
Presidente municipal do PT, vereador Honorato Fernandes, vai coordenar o primeiro encontro da sigla (Honorato Fernandes)

As movimentações para as eleições de outubro em São Luís estão sendo intensificadas. Esta semana, o PT da capital vai fazer sua primeira reunião para discutir o pleito com apresentação de nomes que disputarão o pleito proporcional e também os que já se colocaram como possibilidade de entrar na disputa pela Prefeitura.

A reunião da direção municipal está marcada para acontecer na quinta-feira, 5. A convocação foi feita pelo presidente da legenda em São Luís, vereador Honorato Fernandes. Neste encontro os petistas irão discutir os cenários político local e nacional.

“Vamos fazer um panorama da situação política do Maranhão e do Brasil. Discutir a participação do PT dentro destes cenários”, afirmou Honorato Fernandes.

Além disto, os petistas também terão acesso ao calendário do partido para organização da eleição deste ano.
Para a eleição de vereador, o partido já tem uma lista de nomes com postulantes a concorrer ao pleito em outubro. “Vamos apresentar os nomes que já se colocaram à disposição para disputar a eleição proporcional”, disse o vereador.

O ponto alto do encontro do PT deverá ser o debate sobre sucessão do prefeito Edivaldo Júnior. Parte do partido defende a candidatura própria em São Luís com nomes já colocados como possibilidade de entrar na disputa.

Os deputados Zé Inácio e Zé Carlos, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo, e ainda Honorato Fernandes são nomes cogitados para ser o candidato do PT na capital.

Além da discussão sobre candidatura própria - que terá um acompanhamento de perto da direção nacional da sigla - os petistas também debaterão a possibilidade de composição em torno de outra candidatura de outro partido.

O PT já estabeleceu um canal de diálogo com o PCdoB, cujo pré-candidato é Rubens Pereira Júnior, PSOL, que tem como pré-candidato o professor Franklin Douglas, e o PSB, de Bira do Pindaré.
No caso do PSL e PSB, as conversas são para uma composição dos três partidos em favor da futura candidatura de Pindaré. Por enquanto, o debate ainda não avançou.

Conversas

Enquanto o PT ainda vai iniciar seu processo de debate das eleições municipais, outros partidos estão intensificando o diálogo para conseguir fechar alianças para 2020. É o caso do PL, que lançou há duas semanas a pré-candidatura à Prefeitura de São Luís da deputada estadual Detinha.

Depois de conseguir o apoio do Avante e do Patriota, Detinha busca uma composição do PSL do vereador Chico Carvalho.

Ela e o marido, deputado federal e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, procuraram o presidente do PSL no estado para tentar uma composição para outubro. O diálogo, segundo Carvalho, será mantido.

“Estamos recebendo para conversar vários pré-candidatos a prefeito e somente depois é que vamos definir se faremos uma coligação com os nomes já postos ou se vamos de candidatura própria”, disse o vereador Chico Carvalho.

Mas não foi somente Detinha que no fim da semana passada procurou o PSL. O pré-candidato do DEM, deputado Neto Evangelista, voltou a sentar com Chico Carvalho em busca de uma aliança. Antes, Evangelista já havia reunido, em São Luís, com o presidente estadual do PSL e também buscou fechar uma composição junto da direção nacional da sigla, em Brasília.
No entanto, o presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), deixou a critério da direção estadual a escolha sobre os rumos que o partido deverá tomar para as eleições municipais em todo o Maranhão.

Comunistas

Durante a semana passada, o PP, que é comandado no Maranhão pelo deputado federal André Fufuca, declarou apoio a pré-candidatura do secretário estadual de Cidades, Rubens Júnior (PCdoB).

Além do partido de Fufuca, Rubens Júnior conseguiu ainda o apoio do Democracia Cristã (DC).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.