Religião

Primeiro domingo da Quaresma é marcado por missas e reflexões para os cristãos

Na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), a missa foi celebrada pelo padre Roney Carvalho, que falou sobre a esmola, a oração e o jejum

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Missa do início da Quaresma é realizada em São Luís
Missa do início da Quaresma é realizada em São Luís (QUARESMA)

SÃO LUÍS- A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, por meio do qual a Igreja Católica prepara os fiéis para a grande festa da Páscoa, que é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação e morte. Nesse período, que contém várias evocações devido à simbologia do número 40, os cristãos são convidados às práticas da esmola, oração e jejum. Na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), na região central de São Luís, o 1º Domingo da Quaresma foi marcado por missas e reflexões sobre o comportamento humano com relação à compaixão.

Às 10h de domingo, 1º, houve a primeira missa na Igreja da Sé, que tem como pároco o padre Roney Carvalho. Após os Ritos Iniciais, houve a Acolhida, quando a Santíssima Trindade foi evocada. Os fiéis foram convidados para entrar em comunhão com o projeto de Jesus, para que pudessem superar toda tentação e evitar o pecado. No Ato Penitencial, os irmãos e irmãs refletiram sobre o reconhecimento da culpa, para que recebessem a piedade de Deus. Na Liturgia da Palavra, foi lido um trecho do Livro de Gênesis sobre o sopro que deu origem ao ser humano e à formação de um jardim em Éden.

O Evangelho escolhido foi de São Mateus, em um versículo que discorria sobre a condução de Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Naquele momento, Cristo jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, número que faz uma evocação ao período da Quaresma. Além dessa missa, houve outra às 17h na Catedral Metropolitana de São Luís.

Durante os dias úteis, as missas na Igreja da Sé ocorrem às terças-feiras ao meio-dia, e de quarta-feira a sábado, às 17h30. Importante destacar que a Catedral Metropolitana de São Luís é uma paróquia que engloba três comunidades: a da Sé, do Desterro e a de São Benedito. Esta última é a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que fica nas proximidades da Igreja da Sé.

Reflexões na Quaresma

De acordo com o padre Roney Carvalho, a Quaresma é uma preparação que os cristãos fazem para a celebração da Páscoa. Trata-se de uma prática antiga, dos primórdios da Igreja Católica. A simbologia da passagem de Jesus pelo deserto durante 40 dias incide nesse período. Isso coincide com as palavras de Cristo sobre seus pedidos para que as pessoas se convertam e se comportem com autenticidade, sobretudo no que se refere à caridade, que deve ser algo feito de coração.

“Durante esse período, todas as missas trazem essa mensagem, com ênfase nos três conselhos de Jesus sobre a esmola, a oração e o jejum”, frisou o pároco da Catedral Metropolitana de São Luís. De acordo com o padre, a Quaresma termina na quinta-feira da Semana Santa, mas os quarenta dias se completam, mesmo, no Domingo de Ramos, que, na tradição da Igreja Católica, celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.