Má notícia

Morre primeira vítima do coronavírus nos EUA

Primeira vítima do coronavírus nos EUA é um homem de cerca de 50 anos. Durante coletiva de imprensa, Trump havia informado que a vítima era uma mulher, devido a informações erradas repassadas ao presidente

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Primeira morte por coronavírus é anunciada oficialmente na Casa Branca
Primeira morte por coronavírus é anunciada oficialmente na Casa Branca (eua morte covid-19)

WHASHINGTON - Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (29) o registro da primeira morte provocada pelo novo coronavírus em seu território. Durante a coletiva de imprensa, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia afirmado que a vítima era uma mulher de quase 60 anos, mas, na verdade, a vítima foi um homem com cerca de 50 anos.

O diretor do Centro de Controle e Prevenção dos EUA (CDC), Robert Redfield, afirmou na noite deste sábado, por meio da sua conta no Twitter, que foi a agência que passou a informação errada ao presidente e vice-presidente dos EUA, mais cedo.

A confirmação de que foi um homem foi feita pelo secretário de saúde de Seattle e King County, Jeffrey Duchin, durante uma coletiva de imprensa no CDC neste sábado, segundo informações do canal de televisão CNN.

O governador de Washington, Jay Inslee, lamentou a morte. “Nossos corações estão com a família e amigos. Vamos seguir trabalhando até o dia em que ninguém morra desse vírus. Estamos fortalecendo nossa preparação e nossa capacidade de resposta. Eu estou comprometido em manter os moradores de Washington saudáveis, seguros e informados”, afirmou Inslee em um comunicado.

Mais tarde, o presidente Donald Trump afirmou que "não há motivo para pânico". O republicano, entretanto, admitiu que novos casos podem surgir.

Casos nos EUA

Mais cedo, três estados no oeste dos Estados Unidos confirmaram que 3 pessoas foram infectadas pelo vírus de forma não identificada. Os pacientes - uma mulher no norte da Califórnia com problemas crônicos de saúde, um aluno de ensino médio em Washington e um funcionário de uma escola em Portland, no Oregon.

Eles não tinham feito viagens recentes ao exterior ou tido algum contato próximo com um viajante ou pessoas infectadas, segundo autoridades. A escola no Oregon foi fechada temporariamente.

Até o mais recente levantamento da OMS, havia 59 casos da doença nos EUA; com os 3 novos, o número sobe para 62.

Austrália confirma primeira morte por novo coronavírus; paciente estava em navio de cruzeiro no Japão

A Austrália confirmou neste domingo (1º, horário local) a primeira morte no país por Covid-19 — a doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 78 anos que estava no navio de cruzeiro Diamond Princess, colocado em quarentena no Japão.

De acordo com autoridades de saúde australianas, a mulher do paciente — uma idosa de 79 anos — também estava no navio e contraiu o novo coronavírus. Ela ainda está isolada em tratamento um hospital e passa bem.

O casal ficou no navio durante a quarentena, mas o vírus continuou a ser transmitido entre os passageiros que estavam confinados na embarcação durante o período. Ambos retornaram a Perth, no oeste da Austrália, na semana passada. Desde então, o idoso ficou em observação em um hospital.

Mais de 600 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus no Diamond Princess — o principal foco de Covid-19 no Japão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.