Doença

Caso suspeito de coronavírus continua sob investigação

A contraprova está sendo produzida em São Paulo, no Instituto Adolfo Lutz (IAL), para que o caso seja confirmado ou negado; jovem de 22 anos encontra-se em isolamento domiciliar e teria ido ao Japão recentemente

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Paciente recebeu os primeiros atendimentos na UPA Itaqui-Bacanga
Paciente recebeu os primeiros atendimentos na UPA Itaqui-Bacanga (Upa Itaqui-Bacanga)

SÃO LUÍS- A paciente que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga, na capital maranhense, continua sendo monitorada, embora esteja em isolamento domiciliar, em virtude da possibilidade de infecção por coronavírus. A situação dela, uma jovem de 22 anos que voltou de viagem do Japão, está sob investigação. O material coletado para amostra foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, para a produção da contraprova. Outro caso, de uma mulher de 49, que também estava com suspeita da doença, já foi descartado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A secretaria informou que uma entrevista coletiva será realizada hoje, 9h30,no auditório do Laboratório Central do Maranhão (Rua João Luís, Centro)

O secretário Lula Fylho, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), revelou, em vídeo postado nas redes sociais, que a pessoa com suspeita de coronavírus que estava na UPA do Bacanga não está com sintomas graves.

“Peço que quem usem os canais oficiais para passarem informações sobre coronavírus ou qualquer outro tipo de doença. Nós temos hoje um acesso muito fácil à internet. Isso faz com que várias notícias cheguem muito rápido. O medo tem sido maior do que a infecção. Não temos casos confirmados de coronavírus em São Luís”, salientou o secretário Lula Fylho. Ainda conforme o titular da pasta, a Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município está trabalhando ativamente, acompanhando cada caso e as pessoas que tiveram contato com outras, para que tudo seja devidamente esclarecido.

Convém ressaltar que o material da paciente que está em isolamento domiciliar foi coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA).

Caso descartado
No fim de semana, a Secretaria de Estado de Saúde descartou um dos casos suspeitos de coronavírus no Maranhão. A paciente é uma mulher de 49 anos, que estava na Unidade de Pronto Atendimento do Vinhais, em São Luís, mas foi diagnosticada com Influenza A. Ela apresentava sintomas similares aos do Covid-19, sendo os mais comuns a tosse seca, febre e cansaço, segundo os sintomas definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a SES, a paciente que estava na UPA do Vinhais foi transferida para o Hospital Doutor Carlos Macieira, mas o diagnóstico já foi confirmado para H1N1.

Isolamento domiciliar
A pessoa infectada com o coronavírus pode transmitir o vírus enquanto apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o paciente deve permanecer em casa enquanto estiver com sintomas da doença. Isso significa que estará em isolamento domiciliar. Essa recomendação é da Organização Mundial de Saúde.

Os sinais e sintomas podem ser febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia, tosse ou secreção nasal. Enquanto estiver em isolamento domiciliar, a pessoa deve tomar alguns cuidados, como não compartilhar alimentos, copos, talheres, chimarrão, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos várias vezes ao dia com sabonete e água, ou usar álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; e na ausência da máscara, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis (ex: papel higiênico, papel toalha, guardanapo ou lenço de papel).

Outros cuidados são ficar em quarto sozinho (se possível) e mantê-lo ventilado e sair de casa apenas em situações emergenciais sempre com máscara cirúrgica. Se houver piora dos sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa procure imediatamente um hospital de referência.

Segundo caso confirmado

No Brasil, foi confirmado, no último fim de semana, o segundo caso do coronavírus. O paciente, de acordo com o Ministério da Saúde, também vive em São Paulo, como na primeira situação da doença no País. O homem, que tem 32 anos, esteve na Itália, onde, possivelmente, aconteceu a contaminação. O órgão informou que, por outro lado, não há evidências da circulação do Covid-19 em território nacional.

David Uip, coordenador do Comitê de Contingenciamento em São Paulo, comunicou que o paciente usou máscara durante o voo da Itália até o Brasil e não teve contato com outros passageiros no avião. O homem, que chegou de Milão na última quinta-feira, 27, foi diagnosticado no Hospital Albert Einstein. Não foi necessária uma contraprova no Instituto Adolfo Lutz, uma vez que os dois laboratórios utilizam a mesma metodologia.

O coronavírus

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. A doença é conhecida desde 1960. Outras enfermidades provocadas por este tipo de vírus são a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Além deles, há o Alpha coronavírus 229E e NL63, e o Beta coronavírus OC43 e HKU1.

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada no dia 9 de janeiro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.