Sobre rodas

Senai leva cursos para municípios maranhenses em unidades móveis

Ação atende trabalhadores, familiares e comunidades das regiões onde não existem unidades fixas da entidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Unidade Móvel do Senai que oferta cursos na área de construção civil no estado
Unidade Móvel do Senai que oferta cursos na área de construção civil no estado (senai)

As Unidades Móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA) levam cursos de educação profissional a vários locais do Maranhão. Funciona assim: empresas e prefeituras de cidades que querem os serviços entram em contato e as unidades fazem o atendimento onde necessário. As demandas atendem trabalhadores, familiares e comunidades das regiões distantes das grandes cidades, capitais e localidades onde não existem unidades fixas da entidade do Sistema Fiema.

Elas oferecem cursos de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional, e as oportunidades são em áreas diversas, tais como: panificação, confecção, soldagem, automação, mecânica, construção civil, entre outras.

As Unidades atendem cidades, de acordo com a necessidade das prefeituras ou empresas, que precisam treinar os funcionários com salas de aula, laboratórios e oficinas compostas por equipamentos de última geração. Muitas vezes as oficinas e as atividades laboratoriais são desenvolvidas na área externa, em frente à Unidade Móvel estacionada estrategicamente na organização ou instituição que solicitou o serviço.

As Unidades Móveis do Senai desenvolvem atividades durante todo o ano e só não operam quando estão em manutenção. Quando não estão atendendo fora das bases, as escolas sobre rodas dão apoio às unidades fixas, aos eventos e às ações sociais da instituição.

No Maranhão, o Senai conta com oito Unidades Móveis nas áreas de: Panificação, Construção Civil, Confecção, Soldagem, Automação, Tecnologia da Informação e Refrigeração. Em 2019, a Unidade Móvel Confecção atendeu duas tribos indígenas.

Atendimentos

Para este ano, estão programados atendimentos diversos pelo Maranhão. Na segunda-feira, 2 de março, por exemplo, a Unidade de Construção Civil inicia as atividades móveis de capacitação do Senai em São Luís para os moradores do povoado Cajueiro. Serão ministrados cursos de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras, numa iniciativa do projeto Comunidade Ativa, uma parceria do Porto São Luís com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), Sindconstrucivil e Fiema/Senai.

Já em maio, ainda na estrada, será oferecida uma oficina gratuita para comunidade universitária na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também na Unidade Móvel de Construção.

“O que fazemos é levar a escola até o aluno, rodando o estado do Maranhão em nossas Unidades Móveis e levando oportunidade de qualificação profissional para comunidades e para empresas industriais”, ressaltou o diretor regional do Senai, Raimundo Arruda.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.