Operações

Turquia abre a fronteira para refugiados sírios

A polícia e guardas de fronteiras foram orientados a permitir a saída dos refugiados por terra e mar

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Normandia - A Turquia não impedirá mais que refugiados sírios sigam a caminho da Europa, disse uma autoridade turca de alto escalão, na resposta dada pelo governo turco nesta sexta-feira à morte de 33 soldados do país em um ataque de forças da Síria em Idlib, região do noroeste sírio.

Abrir a fronteira pode provocar uma repetição da crise imigratória de 2015-2016, quando mais de 1 milhão de pessoas chegaram pelo mar à Grécia e cruzaram os Bálcãs a pé, até a Turquia fechar sua divisa mediante um acordo com a União Europeia.

Nas primeiras horas desta sexta-feira, refugiados e imigrantes já rumavam para os postos de fronteira. A autoridade disse que a polícia e os guardas de fronteira foram orientados a permitir a saída por terra e mar.
Uma coluna de imigrantes abriu caminho até a fronteira a pé ao raiar do dia, e um homem carregava uma criança nos braços. Outros chegavam em táxis.

“Ouvimos sobre isso na televisão”, disse o imigrante afegão Sahin Nebizade, de 16 anos, em um grupo espremido em um dos três táxis estacionados em uma rodovia nos arredores de Istambul.

“Estávamos morando em Istambul. Queremos ir para Edirne, e de lá para a Grécia”, contou Nebizade antes de os táxis partirem para a província de Edirne, no noroeste, e as passagens fronteiriças com a Bulgária e a Grécia, situadas 200 quilômetros a oeste de Istambul.

Desde dezembro, 1 milhão de civis foram deslocados dentro da Síria perto da fronteira turca e sujeitos aos rigores do inverno, talvez a pior crise humanitária da guerra de nove anos. A Turquia já abriga 3,7 milhões de refugiados sírios e diz que não consegue acolher mais ninguém.

Forças do governo sírio auxiliadas pelo poderio aéreo russo lançaram um ataque para capturar o noroeste, o último território ainda nas mãos dos rebeldes, que têm apoio turco. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.