Estado Econômico

Industrial maranhense mantém confiança em alta

O ICEI-MA é elaborado mensalmente pela Fiema em parceria com a CNI

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(industria)

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), de 3 a 15 de janeiro de 2020, revelou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-MA) começou o ano com uma pequena variação positiva e pontuou 63,9 (+0,3), o que indica a continuidade no quadro de otimismo verificado em 2019. O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

No que tange às condições atuais da economia brasileira, segundo a pesquisa, ainda são positivas, visto que o índice se manteve acima da marca dos 50 pontos, mesmo com a pequena variação negativa de -0,3 pontos. Do mesmo modo ocorre com relação às condições atuais da empresa (-2,4) registrando 51,5 pontos. A confiança nas condições atuais do estado aumentou 3,5 pontos e marcou 52,8 pontos.

O ICEI-MA positivo também é retratado para os setores da Construção Civil (62,8) e as indústrias de Extração e de Transformação (65,1). As condições atuais da economia brasileira pelo setor da Construção
Civil estão melhores, com uma variação de +4,1 pontos, fechando o mês com 60,4 pontos.

Dessa forma, o ano inicia com expectativas positivas para a economia brasileira em 2020, registrando 69,4 pontos (+7,3) e 63,7 para as perspectivas no Estado (+8).

Imposto de Renda I

A entrega da Declaração Imposto de Renda Pessoa Física 2020 - Ano Base 2019 terá início dia 2 de março, indo até 30 de abril. Para este ano são algumas as novidades relacionadas ao tema, que segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, são duas as que se destacam.
A necessidade do contribuinte incluir informações complementares sobre alguns tipos de bens, tais como: imóveis, veículos, aeronaves e embarcações, além de conta corrente e aplicações financeira.

Imposto de Renda II

A segunda e mais relevante é a não dedutibilidade da contribuição patronal previdenciária do Empregado Doméstico.
"Com essa novidade, neste ano, o contribuinte que tem regularizado esse tipo de contratação deixa de se beneficiar de até R$ 1.251,00 do incentivo fiscal por registrar um doméstico. Isso sem dúvida é um desestímulo ainda maior à manutenção do emprego formal por parte do cidadão, principalmente de classe média", analisa Richard Domingos.

Negócios em expansão

A partir do mês de março, os serviços oferecidos pela Faculdade de Negócios Faene se expandirão para mais três cidades maranhenses. Em breve, a diretoria da instituição divulgará os nomes dos municípios.
Enquanto isso, em São Luís, no dia 17, os calouros dos cursos de graduação participarão da aula inaugural, com um workshop focado na área de gestão comercial. O tema central terá relação com o “atendimento encantador” e o “consumidor 4.0”.

Parceria estadual

Servidores públicos estaduais e seus dependentes ganharam descontos especiais em cursos de graduação, pós-graduação e técnicos no Instituto Florence de Ensino, por meio do Clube de Descontos do Servidor Público Estadual.
Com a parceria, os servidores poderão fazer uso do crédito consignado para pagamento das mensalidades. Além disso, será realizada uma semana especial para o servidor e seus familiares terem acesso à graduação com o Vestibular do Servidor, que acontecerá de 6 a 12 de março.

Visão de Investimentos

A AlphaWays Investments, assessoria financeira credenciada à XP Investimentos, realizará dia 11 de março, às 19h, no Hotel Luzeiros, a palestra “Visão de Investimentos para 2020”.
A palestra, exclusiva para clientes e convidados, será apresentada por Isabel Ramos e Pedro Menezes – profissionais com mais de 30 anos de experiência e reconhecimento no mercado.

Frase

“O Brasil possui a vacina para proteger sua economia: dar continuidade às reformas de que precisa”

Ieda Maria Vasconcelos
Economista do Banco de Dados da CBIC

Varejo

Workshop na Potiguar
Com o objetivo de ensinar a arte da manutenção, no melhor estilo do “faça você mesmo”, acontece neste sábado (29) o workshop “Como Fazer Pequenos Reparos em Casa”, evento gratuito e aberto ao público que acontece na loja Potiguar da Cohama, das 9h30 às 11h.

Tabela do IRPF
Nota Técnica do Dieese revela que entre 1996 e 2019, a tabela de cálculo do IRPF acumula defasagem de 103,94%. Destaca-se que valores da tabela não foram reajustados em 12 dos 24 anos que compõem a série, ou seja, entre os anos de1996 e 2001, em 2003 e 2004 e de 2016 a 2019.

Posse na FBAH
A nova Diretoria Executiva e Conselhos da FBAH / Federação Brasileira de Administradores Hospitalares foi empossada para o biênio 2020/ 2021, em São Paulo, em solenidade realizada no Conselho Regional de Administração.
Do Maranhão, participou do evento o representante da entidade no Maranhão Plínio Valério Tuzzolo, Diretor do Hospital dos Servidores (HSLZ) e Executivo do Grupo Mercúrio. Estiveram reunidos na solenidade autoridades e profissionais da área de saúde de diversos estados brasileiros. É objetivo da FBAH ajudar a desenvolver e disseminar as melhores práticas na área de saúde em todo o país.

Dados do Caged
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro de 2020 serão divulgados somente na segunda quinzena de março. O intervalo maior ocorre por conta da substituição do envio de informações em sistema específico do Caged, pelo sistema do eSocial.

Golpe do tributo inexistente
A Receita identificou nova modalidade de golpe. Trata-se de notificação postal falsa indicando que o contribuinte estaria com uma pendência em seu CPF e que, para regularizar a situação, precisaria quitar o chamado Imposto Verificador de Score Concretizado, tributo inexistente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.